Página 13 a 15

A afirmação de que a alma do homem é insaciável nos leva a crer que somente uma decisão de fé pode nos acalmar, saciar e trazer paz à nossa interioridade. É pela confiança em Deus que a confiança em outras coisas perdem o sentido. O sentido que Deus confere à vida torna o dinheiro, as seguranças terrenas ou as buscas incessante pela felicidade utópica (estabilidade perene) a mais pura bobagem!

Até as relações humanas precisam desse sentido maior. Vejamos o que Salomão disse:

Essa terceira dobra é o que faz das relações algo realmente único e relevante!

Outra coisa que me chama muito a atenção é a compreensão de que “nós nos metemos em muitas increncas na vida!” Ao invés de colocar a culpa das catástrofes em Deus, que tal refletirmos sobre os impactos e desequilibrios que causamos na vida através da ganância, inveja e fome de poder?

E aí? O que achou da leitura dessas páginas desse livro? Deixe seu comentário com suas percepções logo abaixo!

7 comentários

  1. A alma do homem é insaciável. Ainda que nos entreguemos a todas as paixões e atividades que Salomão experimentou em busca de sentido pra vida, ainda assim não nos completaríamos.

    Parece clichê de igreja evangélica, mas é verdade: o coração humano tem um vazio do tamanho de Deus…

    Ah! E fiquei muito feliz com a citação do Caio de um texto na versão da Bíblia Viva. Minha esposa e eu amamos essa versão.

  2. É necessário uma entrega efetiva mesmo ao Eterno, para que não sejamos contaminados com tanto mal e dúvidas que nos rodeiam.
    Nestes tempos tão sombrios que estamos vivendo especialmente, precisamos nos lembrar sempre das palavras de Jesus: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo!”

    Como o Caio sempre diz é preciso começar a viver a Eternidade.

    1. Deus era, é, e sempre será o centro, a base o equilíbrio em tudo, inclusive nas relações.
      Felizes são aqueles que O aceitam, então a vida terá sentido.
      Algumas pessoas tem dificuldade em se relacionar, e nem querem alguém para viver junto, pensando que terá que dividir, quando na verdade é uma soma!

  3. Tudo fica pequeno, infinitesimal, se percebido pela ótica nossa apenas. Até mesmo as relações humanas. Quando impactados pela conexão primeira, quando decidimos sair da confusa dialética mêsmica, e partimos na direção da nossa consciência aprofundada em Deus, é que encontramos uma participação racional na história, com a coerência e o retorno à sensatez no Eterno.
    Assim, Solimões encontra com Negro,e, nesse Amazonas de conteúdo, são arremessados no mar da grande mão de Deus…..

  4. Ao mesmo tempo que parece que é tudo monotonia e vaidade no que acontece em nosso dia a dia, é tão bom saber que em Deus, tudo faz sentido, mesmo que pareça ao contrário, isso nos dá coragem para continuarmos, e até nos ajuda em momento de depressão onde a vida nos pressiona em situações de stress; por isso uma vida de fé – quando não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim, faz todo o sentido.

  5. O pecado entrou no mundo por causa do ser humano e por Cristo Jesus que se fez humano o pecado sai. Do que aproveita ao homem comer, beber e se dar em casamento sem Cristo? Salomão é a tipificação de Paulo depois da conversão. Assim como os olhos de Salomão se abriram tbm.

  6. Somente Deus dá sentido a existência humana, sacia a alma , da sabor e sentido aos relacionamentos interpessoais .Salomao constatou essa verdade. E, descobriu ainda que, vale a pena se doar, fazer o bem, se assim o fizer, colheremos de alguma forma , e que todas essas contradições da vida são fruto da própria escolha do homem, do pecado . Ou seja , buscar conexão e intimidade com Deus, norteia a nossa caminhada existencial trazendo paz , quietude e esperança em nosso dias nesse planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: