Ir para conteúdo
Anúncios

10 Coisas que Aprendi sobre a Bíblia

  1. Ela é uma compilação de livros que possuem seus contextos, destinatários e realidades particulares; ao interpretá-la jamais devemos ignorar esse fato.
  2. A Bíblia como um todo aponta para Cristo: o Velho Testamento o faz através de símbolos e arquétipos, o Novo Testamento o faz através da memória!
  3. A misericórdia está presente nela o tempo todo, assim como a responsabilização dos atos humanos.
  4. Ela pode se tornar a mãe de toda forma de maldade se usada de forma irresponsável e leviana.
  5. É o registro histórico, poético e filosófico da vontade de Deus de que nenhum homem se perca, mas todos cheguem ao arrependimento e à iluminação do entendimento.
  6. Sua mensagem é clara e objetiva: Deus amou o mundo de tal maneira que se “reduziu” a homem e se sacrificou por ele, chamando os homens à verdadeira vida.
  7. Alguns dizem que há dois deuses na Bíblia, o do Antigo e o do Novo Testamento, eu porém digo, que é o mesmo Deus lidando com momentos diferentes da história da humanidade: há uma progressão na revelação e no amadurecimento do pensamento humano (tal como um pai não trata seu filho adulto como se fosse criança, vice e versa).
  8. Seus relatos são dignos de confiança, isso não significa que os equívocos humanos não estejam presentes nela, ainda que tais não afetem em nada sua mensagem principal.
  9. A lei de Moisés foi aperfeiçoada, atualizada e ressignificada em Cristo de tal maneira que é em Cristo que devemos nos basear, não em Moisés ou nos profetas. A lei foi um tutor que nos conduziu à Luz, uma vez que a Luz pegou em nossa mão, não precisamos mais do tutor (a não ser como referência histórica).
  10. A Bíblia é a palavra de Deus? Não! Jesus é a palavra de Deus, é o Verbo de Deus, Ele estava com Deus no princípio e todas as coisas foram feitas por intermédio dele. Tudo o que na Bíblia se parece com Cristo é a Palavra Eterna de Deus, tudo o que não se parece com Cristo caiu em caducidade porque tinha caráter circunstancial e pedagógico seja no Antigo ou no Novo Testamento.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: