Filosofia (Φιλοσοφία) – Amor à Sabedoria

A Filosofia (amor à sabedoria) calibra e amplia a nossa cosmovisão (visão de mundo). Ela desenvolve em nós a capacidade de questionar, experimentar, fazer sínteses, se desvincular de crenças viciadas, desbancar sofismas (argumentos falaciosos) e a de trazer à tona a essência dos pensamentos e seus desdobramentos.

Amar a sabedoria (Φιλοσοφία) é, em última análise, amar a vida em todas as suas dinâmicas e possibilidades de aprendizado. É nutrir um desejo forte por se tornar alguém melhor a partir da observação acurada, da reflexão não preguiçosa e de uma aplicação prática do conhecimento que verdadeiramente transforma o jeito de viver.

Ninguém deveria ser considerado um filósofo, quando sua disposição de aprender se limita apenas ao campo da retórica (arte de argumentar bem) e à subjetividade do pensamento (teoria, ideias, abstrações), sem haver desdobramentos coerentes (válidos), práticos e  palpáveis daquilo que se considera digno de reflexão.

Ao contrário do que muitos pensam, a Filosofia não se detém a um sem número de perguntas sem respostas, sem chegar a lugar nenhum, gastando todas as energias e tempo num “looping” infinito de dúvidas infrutíferas e mórbidas, pelo contrário, ela tem no ato do questionamento, o meio legítimo para encontrar o máximo de possibilidades válidas possíveis para responder esses questionamentos sobre a realidade.

E indo para além dos questionamentos em si, a Filosofia é um instrumento eficaz de ampliação do espectro de nossas percepções, refinando o nosso olhar que geralmente é condicionado pelas crenças e convenções sociais, pelos padrões de repetições familiares e pela disseminação das mídias de comunicação e instrumentos de manipulação das massas.

Perguntas pra você refletir e responder nos comentários:

  • Quais são as suas dificuldades quando o assunto é estudar Filosofia?
  • Que frase reflexivo-filosófica melhor define quem você é e o que você pensa?
  • Seu amor pela sabedoria te faz estudar para além dos livros, das demandas de prova e das expectativas sociais (pais, professores, etc.)?
  • Você se considera uma pessoa de olhar ampliado, profundo e lúcido? Ou ele é limitado, superficial e distorcido? O que te faz pensar assim?

Aguardo você nos comentários.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *