Creio

Creio nos dons espirituais, mas não creio na loucura e no desequilíbrio de um suposto “ser tomado pelo Espírito Santo”.

Creio na oração, mas não creio na barganha, nem na oração que pede o prejuízo dos que se opõem a nós.

Creio na caminhada comunitária em torno da fé, mas não creio no ajuntamento hipócrita e de faz de conta, que só tem aparência de amor mas cuja prática é maldade disfarçada de bondade.

Creio em obras de justiça, mas não creio em marketing que visa usar as boas obras como base para construir uma boa reputação perante os de fora e angariar mais adeptos.

Creio em ordem e decência, mas não creio em centralização de poder, nem em engessamento da dinâmica que supostamente deveria estar aberta às crises e dificuldades diárias da jornada dos irmãos.

Creio em verdades absolutas, mas não creio em imposições autoritaristas, nem na absolutização de realidades cuja visão é ampla e digna de discussões e cuja opinião é relativa e limitada.

Creio em pessoas caminhando na mesma direção, mas também creio que isso só é possível quando há espontaneidade, voluntariedade e liberdade para fazer e deixar de fazer.

Creio em correções e disciplinas, mas não creio em tentativa de se sobressair a partir do erro do outro, nem na necessidade de estigmatizar o “errante”, o rotulando e o privando de seu acesso na mesa do pão.

Creio em anjos e demônios, mas não creio na manipulação das multidões por meio de supostas visões espirituais que só servem para alimentar a falsa religiosidade no coração das pessoas.

Creio no conjunto de livros que chamamos de Bíblia, mas não creio que ela tenha outro propósito senão apontar para aquele que é o VERBO e a PALAVRA de Deus, a saber, Jesus, de tal forma que todos os livros são medidos e julgados por Ele.

Creio nas bençãos de Deus, mas não creio na possibilidade da manipulação da divindade para atender aos nossos caprichos egoístas, creio inclusive no privilégio de participar dos sofrimentos de Cristo (o que para mim é uma benção).

Creio no ensino de Jesus, creio que é possível fazer o que ele disse pra fazer, mas não creio que o meio que Ele usa para realizar sua obra em nós seja através de vínculos relacionais adoecidos e irracionais, motivados pelo medo de ir para o inferno.

Creio que a verdade liberta, não creio em mascaramentos, verdades alteradas ao sabor da “clientela”, creio que a pedra angular que é salvação para alguns é pedra de tropeço para outros e não há como ser diferente.

Creio na radicalidade da entrega de si mesmo a Deus sem reservas e sem medo, não creio na neutralidade que nos faz simpatizantes mas nunca crentes de verdade no amor de Deus; essa mornidão causa náuseas em Deus e transforma o conteúdo poderoso e transformador do evangelho numa expressão sem vida, apática e indiferente.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *