Pensamentos Aleatórios #82

A acomodação é um princípio com duas aplicações: a boa e a ruim. A boa consiste no fato de que “se temos o que comer e com o que nos vestirmos, estejamos com isso satisfeitos”, ou seja, precisamos aprender a ser felizes com as coisas mais básicas e essenciais da vida. Por outro lado, a acomodação pode significar preguiça, falta de ambição, estagnação, falta de interesse pelo conhecimento, arrogância de se achar pronto, acabado e completo. É bom ser feliz com pouco, mas não é bom sermos medíocres quando poderíamos ser excelentes na vida.

Seja você mesmo nos ambientes por onde você passa. Isso não significa falar tudo o que vem a mente, nem ser exagerado pra notarem sua presença, tampouco cultivar seus caprichos tornando-se insuportável para as pessoas ao seu redor. Ser você mesmo significa ser inteiro nas relações, lutar contra seus defeitos (admitindo-os com humildade) e desenvolver suas virtudes (sem se vangloriar de absolutamente nada). Que nosso “não” signifique “não” e nosso “sim”, “sim”. Que não haja nada oculto no que dizemos, nenhuma segunda intenção, nenhuma falsidade, que de nós emane apenas a sinceridade e a verdade!

Descansar é preciso! Acalmar a correria, diminuir o fluxo de pensamentos, desopilar, dar um tempo para o corpo restaurar as energias, entrar no modo “stand-by”. Quando se diz que “no sétimo dia, Deus descansou”, não quer dizer que Deus havia se cansado (afinal, ele é Deus), mas sim, que ele “parou para desfrutar de tudo o que havia feito”. Uma das melhores formas de descansar do trabalho é desfrutando do fruto dele! O que o dinheiro recebido pode me proporcionar com minha família, meus amigos e de experiências que enobrecem a vida?

Uma amizade só pode ser sustentada e amadurecida se houver: disposição de caminhar juntos (iniciativas de contato), sinceridade no compartilhamento de si mesmo, respeito quanto às diferenças de opinião, de personalidade e de experiência de vida, e também humildade para resolver os conflitos que o tempo e o convívio trarão. As verdadeiras amizades estão cada vez mais raras; poucos possuem a coragem de se doarem e se exporem tanto por um amigo!

A nossa sociedade precisa de mais empatia! Empatia é você ouvir o outro olhando nos olhos, se colocando no lugar dele e se disponibilizando pra ser útil na solução de seus problemas. Enquanto a gente só enxerga os próprios problemas e não acha importante se colocar a serviço do outro, a empatia não encontra lugar em nosso coração. Empatia e egoísmo não convivem juntos em hipótese nenhuma. Empatia gera generosidade, compaixão, mutualidade, cumplicidade e amor. Ela destrói a competitividade e instala a cooperatividade.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz 
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz 
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

2 comentários sobre “Pensamentos Aleatórios #82

  1. que texto maravilhoso gosto do que vc faz, vc se parece um pouco com o pastor. Jerônimo Leão as suas idéias e fala muitos parecidos, esse que citei é o pastor da comunidade que faço parte. Deus continue te abençoando e te capacitando a cada dia, bjs para a filhota e esposa.

    1. Fico feliz por saber que o que tenho postado tem sido útil a você de alguma forma. Obrigado por externalizar com palavras a sua alegria em ler o Blog. Isso é um estímulo a mais para continuar postando. Abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *