Gotas de Pensamentos #2 – Júlio César Gonçalves

“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla”. David Hume

Contemplar é uma disposição de espírito muito em falta nos dias atuais. Nossas experiências estéticas estão empobrecidas e empobrecendo cada vez mais, seja pela massificação a que somos submetidos diariamente, seja pelo mau costume de ver e não enxergar, de ouvir e não escutar, de tocar e não “se tocar”…

“Cada um é feliz na medida que faz e cumpre a sua missão”. Aristóteles

Ser feliz é um imperativo a todos nós seres humanos e não poderia ser diferente. Só que a felicidade não cai do céu, nem tampouco parece ser encontrada quando a procuramos… ela é que nos acha! O difícil, entretanto, é descobrir a nossa missão, pois pressupõe conhecer-se a si mesmo profundamente, entender o que se é e o que se deve ser. Depois, cumprir sua missão, seu chamado, sua vocação e, quando menos se espera… feliz está!

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida”.Viktor Frankl

Nada é capaz de nos tirar a liberdade. Até mesmo quando não queremos agir, ou acreditamos que não podemos, estamos escolhendo.
A “filosofia do coitadinho” esconde, em seu discurso falacioso, a liberdade de assim agir.
Mesmo diante da morte somos livres, porque a liberdade está dentro. Não vem de fora…

“Precisamos recordar a vida retrospectivamente, mas devemos vivê-la para frente”. Sören Kierkegaard

Olhar para trás só tem sentido se for para não perder a direção do futuro. Não podemos fazer das histórias que passaram um presente eterno, ela precisam, de fato, passar por nós… pois só quando assim acontecer é que seremos livres para ser o que devemos ser!

Júlio César Gonçalves
juliofilosofia@gmail.com
www.sociologianomundo.blogspot.com
julio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *