Ícone do site Caminhante Aprendiz

Experiências Espetaculares

De todas as experiências da vida, dentre as perdas e ganhos, dores e prazeres, há algumas que merecem destaque, especialmente por serem espetaculares, transcendentes, que aguçam nossa sensibilidade e merecem ser provadas pelo máximo de pessoas possíveis. Dentre as que já vivi, cito:

Paternidade – ter um filho é uma das coisas mais impressionantes que existem! Muda o paradigma da vida, amplia os horizontes, evoca medos antes desconhecidos, emula sentimentos antes não desvendados. Ter um filho nos faz dar um salto na busca por maturidade, quando tal experiência é vivida intensamente, profundamente, mergulhando-se de cabeça sem reservas.

 Amizade – ter um amigo de verdade (seja um irmão ou parente de sangue, o cônjuge ou uma pessoa de fora da família imediata) é uma experiência espetacular! Poder confessar as próprias faltas, expôr as entranhas do ser, as dúvidas e angústias da alma, enfrentar crises juntos, aprender a perdoar e a superar limitações juntos, entender as fases e estações da vida do outro, caminhar de mãos dadas suportando um ao outro, confiar plenamente em alguém, tudo isso dá cor e sentido à vida! Abrilhanta a existência.

Namorar a arte – assistir um filme e se identificar com o personagem a ponto de entrar no mundo dele, se emocionar com ele, viver a vida dele por um momento e vivenciar suas aventuras; ir a um sarau e ser tocado pela poesia a ponto de sentir uma estranha sensação de irmandade por alguém que você nunca conheceu pessoalmente; deixar-se abraçar por uma canção que surpreendentemente canta a sua vida, a sua história, os seus sentimentos e que portanto se torna a “sua canção” naquele momento; ficar por instantes de eternidade encantado por uma pintura, admirando os traços, viajando na paleta de cores do artista; assistir a um teatro que lhe faz sonhar sem querer acordar.

Espiritualidade – há uma fase em que a espiritualidade não passa de um tema teórico, temos ideias vagas de sua função, de sua utilização no mundo, até que nos abrimos em fé para a boa notícia trazida pelo Filho de Deus e então um “big bang” estoura o nosso peito, abrindo nossos olhos para um novo horizonte de percepção da vida, Deus se apresenta diante dos nossos corações como o salvador das nossas mazelas, o iniciador de um processo de redenção que ecoa por toda a eternidade. Daí as teorias da espiritualidade se curvam à uma experiência mais forte do que a morte, você se torna ateu de tudo o que não estava embutido nesse Amor que te seduziu, te abraçou e te elevou às alturas!

Há outras experiências que merecem menção em outra oportunidade, mas por enquanto, se pudermos vivenciar essas (supracitadas), já seremos incrivelmente abençoados na vida.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Sair da versão mobile