person signing document paper

No final das contas

A vida, apesar das múltiplas experiências coletivas, é um exercício de decisões, quase sempre, de nós para nós mesmos. É sobre a escolha de espaços que queremos ou não ocupar, de sacrifícios que estamos ou não dispostos a fazer, de desafios que queremos ou não aderir, de realidades que fazem ou não sentido para nós, de pessoas que desejamos ou não nos aproximar; no final das contas, é sempre sobre nós e quase nunca sobre os outros.

Sabe aquela velha pergunta “o que você quer ser quando crescer”? Estamos respondendo isso constantemente, a cada caminho que escolhemos percorrer na vida. Se pensarmos bem sobre esse assunto, até as decisões erradas que tomamos na vida podem nos aproximar daquilo que anseamos para nós. Aprendemos como chegar até o nosso objetivo de vida e aprendemos quais caminhos vão na direção oposta do mesmo. A gente acerta acertando e acerta errando, na medida em que aprendemos com os próprios erros.

O maior beneficiado e prejudicado do que dizemos, praticamos e das leituras da realidade que fazemos, somos nós mesmos. É como nascer e morrer, não há transferências, não há companhia, no final das contas, é sempre de nós para nós mesmos. Ninguém chegará ao fim da vida podendo atribuir a outros a autoria da sua própria história. É a nossa assinatura que vai prevalecer, é nossa a responsabilidade de fazer a própria viagem, escolher o ritmo, o tom, a forma e o que internalizamos dos nossos processos.

Isso não significa que não sejam válidos os conselhos, as trocas, as observações de pessoas de fora. Pelo contrário, nossa jornada passa inclusive pela avaliação ativa e consciente das ofertas, opiniões e observações de pessoas ao nosso redor. É sábio aprender com os mais experientes. É coerente que a gente se permita pensar por outros pontos de vista. Estou cada vez mais convencido do papel fundamental que a psicologia, que a autoanálise e que amigos e familiares desempenham nos nossos processos. Mas, no final das contas, nós somos os únicos responsáveis pelo que fizemos com o que ouvimos.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Contribua:

Pix: rodrigoaccampos@hotmail.com

Itaú Ag 0545 C/C 01276-7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *