Amanhã, dia 26 de Julho de 2022, completam-se 19 anos desde que, representado pelo batismo nas águas, fui alcançado pela graça do evangelho de Jesus. Esses 19 anos foram intensos de uma caminhada cheia de nuances que merecem ser relembradas.

De 2003 a 2005, foi um período de muito discipulado, onde os primeiros passos na fé foram dados. Foi a fase do jardim de infância, assimilando esse novo mundo que me foi apresentado pelo Espírito que passou a me habitar. De 2005 a 2007, descobri minha vocação pastoral e de ensino. Foi nesse período que passei a pregar em reuniões, liderar grupos, auxiliar líderes, servir com o conselho, com a palavra dentro da denominação em que me encontrava (Igreja Evangélica Avivamento Bíblico pastoreada pelo querido Onésimo F. da Silva). De 2008 a 2013 comecei a pastorear algumas comunidades e, a partir dessas experiências comunitárias e através da influência de pensadores como Ed René Kivitz, Caio Fábio, Ariovaldo Ramos, Ricardo Gondim, dentre outros, questionar certos paradigmas estabelecidos como verdade absoluta dentro daquele contexto denominacional. Foi em dezembro de 2013 que me desliguei oficialmente da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (comunidade pela qual, apesar de não representarem mais o meu caminho na vida, sou muito grato). De 2014 a 2015, estive comunitariamente com os irmãos da Igreja Evangélica Reviver pastoreada pelo querido Éverson Spolaor, onde passei por um período de transição. Por ser mais “leve” do ponto de vista de certos vícios comunitários, acreditava que seria possível congregar ali. Liderei jovens, conduzi períodos de música nas reuniões, compartilhei reflexões em várias circunstâncias, mas por razões diversas cheguei à conclusão definitiva de que meu lugar não pertencia mais a espaços tomados pela “cultura evangélica/protestante”, o meu pensamento não cabia (e nem era bem-vindo, pois causava muito choque e confusão) em ambientes pouco simpáticos à mudanças em relação às suas próprias tradições. De Janeiro de 2016 a Novembro 2020, fora de qualquer vínculo denominacional, comecei a contactar pessoas pela internet que viviam mais ou menos no mesmo trilho que eu vivia (que não se sentiam parte de instituições religiosas). Realizei reuniões presenciais regulares no Parque do Povo, nas casas que nos eram abertas e no apartamento onde morava com aqueles que se sentiam identificados com a simplicidade do evangelho (tão abandonada e desprezada pelas religiões). Foi nesse tempo que surgiu também o Blog Caminhante Aprendiz (um espaço para compartilhar ideias e interagir com pessoas) e que conheci e visitei caminhantes aprendizes (grupos do evangelho sem nenhuma identificação denominacional) de São Luis MA, Itajaí SC, Mangaratiba RJ, dentre outros. Durante a pandemia (a partir de Março de 2019 até 2020), passamos a nos reunir pela internet e uma linda comunidade floresceu ali. Em novembro de 2020 fui convidado a ser mentor do Caminho da Graça (que é um movimento com o qual me identifico desde 2007, quando os conheci através da Vem e Vê TV e fiz grandes amigos identificados ali). Em 2021 as reuniões online se transformaram em presenciais quinzenais e nesse ano, 2022, passamos a realizar reuniões semanais.

Eu pulei propositalmente alguns detalhes, mas para efeito de registro de memória panorâmica, esses relatos são mais do que suficientes. Sou muito grato a Deus por essa jornada até aqui. Fiz muitos amigos nessa caminhada, conheci muitas histórias e estou vivendo uma experiência comunitária riquíssima cheia de desafios.

Seguem algumas fotos:

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Ouça a Web Rádio Caminhante Aprendiz através dos links abaixo:

Contribua com a manutenção do Blog e da Web Rádio Caminhante Aprendiz e receba como gratidão, aulas em diversas áreas do conhecimento:



2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: