a fearful woman having claustrophobia in a cardboard box

Pensamentos Aleatórios #117

As ovelhas de Jesus não dão ouvidos a estranhos e assaltantes, pelo contrário, fogem deles. As ovelhas de Jesus seguem somente a voz de Jesus! Falsos messias, falsos cristos, falsos profetas, falsos mestres, falsos apóstolos, falsos pastores jamais terão espaço entre as ovelhas de Jesus. Pelo fruto nós os reconhecemos!

Onde podemos chamar de lar? Qual casa podemos apontar como nossa? Nosso corpo é invólucro de nosso espírito, ele é uma casa temporária, corruptível que será, em breve, substituído. As construções que chamamos de casa são igualmente passageiras. Então o que podemos considerar “our sweet home”? Lar é o ambiente com o qual nos identificamos, que nos faz nos sentir a vontade, que confere significado e sentido. Lar pode ser o ombro do amigo, a vista para uma paisagem, a cama da pessoa amada, as mãos dadas em um passeio familiar. Lar pode ser um abraço cheio de carinho, uma reunião de pessoas que se querem bem, um telefonema cheio de ternura, uma mensagem repleta de respeito e consideração, um blog cheio de reflexões, um perfil em redes sociais cheio de você. Lar é aquilo que assenta nossa essência. Pode ser o exercício de respiração em meditação tanto quanto pode ser a oração sincera e cheia de fé. Lar é tudo quanto represente sua intimidade, seu pensamento mais visceral, sua realidade mais profunda. Lar é onde você pode ser você, sem máscaras, sem personagem, sem medo. Esses e tantos outros ambientes/dimensões da vida podem receber aquele tapete que diz: Bem vindo ao meu doce lar!

Estou mudando, mas não mudo cem porcento. Tenho bagagem! Bagagem é história, é aprendizado, é experiência, é reflexão. Bagagem fala da síntese dos erros e acertos da jornada, fala daquilo que consideramos nossa riqueza. A mudança deflagra o fim de um processo e inicio de outro. Mas mesmo nesses recomeços da vida, as coisas não são totalmente novas! É uma mistura muito feliz das cicatrizes e conquistas da jornada com a disposição de iniciar processos novos, frescos, inéditos, de um existir apaixonante!

Coisas que me fazem muito bem, mas que nem sempre tenho a disciplina de realizar:1) Meditação diária (exercícios de respiração e concentração)2) Dormir 22h. pra acordar cedo3) Comer chocolate após o almoço4) Fazer leitura antes de dormir bebendo vinho suave5) Tomar 2 banhos por dia6) Me exercitar regularmente (fazendo caminhada ou uma trilha de bike)7) Tocar violão só por diversão8 ) Ficar longe das redes sociais por mais de 2 horas9) Escrever poemas e reflexões diárias10) Visitar pessoas que há muito tempo não vejoVocê consegue criar a sua lista?

Dá pra se relacionar com uma pessoa que não é honesta consigo mesma e consequentemente com os outros? Sim, porém nunca de forma muito profunda. Não há relacionamento verdadeiro com quem não é leal e confiável!

Uma comunidade que se movimenta na vida segundo o ensino de Jesus é uma verdadeira revolução. Um lugar de respeito, de confiança, onde a falsidade é rechaçada, onde a verdade e o amor são a base dos relacionamentos. Um ambiente sem super heróis, sem expectativas exageradas, sem culto a ilusões, sem tentativa de se ser quem não se é. Uma irmandade que não olha só para o seu próprio umbigo, que não gira em torno de si mesma, que enxerga quem se tornou invisível pra sociedade e restaura a sua voz e o humaniza. Gente diferente que partilha do mesmo espírito, pessoas com múltiplas óticas que se identificam com o mesmo Caminho, Verdade e Vida. Eu não sei onde uma comunidade assim pode chegar, só sei que onde quer que chegue levará luz e vida a todos sem distinção.

O ensino de Jesus me estimula a fazer escolhas. Crer ou não crer depende do que aprendo com Jesus. Se Jesus não tocou sobre alguns temas, sobre esses assuntos escolho pela minha melhor consciência em amor e nisso descanso! O Espírito que Jesus prometeu aos que cressem em seu nome nos guia a toda verdade, mesmo que o tema específico não tenha sido amplamente tratado por Jesus e/ou seus primeiros discípulos. Por causa do ensino de Jesus deixei de crer em muitas ilusões, fantasias, filosofias vãs, caprichos humanos e invencionices translocadas. Sem essas nuvens que embassam o olhar, a visão fica desempedida pra contemplar o que de fato provém da verdade. O ensino de Jesus nos tira da roda de ramster, do vício de perder tempo com aquilo que a nossa mente projetou como realidade construída para atender nossos apetites. O ensino de Jesus é espírito e vida, é paz, justiça e verdade. E não há nada mais libertador do que a verdade que Jesus disse que é!

Refrear a língua significa evitar dar vazão às loucuras que passam pela nossa mente, seja a reclamação persistente, seja o prejulgamento do outro, sejam palavras provenientes da inveja e do orgulho. A língua deve ser “uma torneira” de onde flui “os tesouros do coração”; é melhor se calar do que contaminar a si e os outros com o esgoto da nossa alma. A língua é o lugar ideal para se refletir bons conselhos, palavras de sabedoria e significados que constroem vida e paz. Em tempos tecnológicos como o nosso, a língua não é apenas o que verbalizamos presencialmente ao outro, mas também o que digitamos nas redes sociais, o que comunicamos por meios virtuais, ainda que atrás de um computador ou celular. O que sai da língua contamina ou abençoa primeiramente aquele que fala e depois aquele que recebe a palavra e a internaliza. Jesus nunca ensinou uma dieta que tornasse nossa vida mais saudável do ponto de vista nutricional, mas deixou claro a todos que o ouviam que, o que sai pela boca é capaz de arruinar ou fortalecer a cada um de nós.

Agir baseado no medo ou culpa é se deixar manipular por aquilo que deveria estar há muito tempo longe de nós. O amor não manipula, liberta!

O amor sabe o jeito de fazer as coisas!

Certo dia fiz uma foto de celular que ficou cheia de ruídos, isso despertou uma vontade de captar imagens com mais qualidade; sem saber, eu estava sendo capturado por uma paixão: fotografia! Ao fazer os primeiros cliques com a minha primeira câmera e lente, percebi que era um caminho sem volta. Quanta arte pode ser expressa pela fotografia? Se o olhar for sensível e a técnica apurada, quanta imagem linda pode ser revelada? Quanta mensagem relevante pode ser proclamada? Quanta autoimagem destruída pode ser restaurada? Um olhar, um clique, alguns ajustes na edição e o resultado pode ser incrível. Hoje é dia mundial da fotografia 📸😊

A Filosofia é o homem explorando as fronteiras de seus pensamentos, dentro da sua relatividade, questionando honestamente seu passado e presente, analisando a vida sem medo de descobrir o que ainda há para ser descoberto!Nesse sentido, não há ninguém que consiga ser formado em Filosofia, pois ela é um caminho e não uma conquista final. O Filósofo só se mantém Filósofo se continuar em estado de Filosofia, mas pode deixar de sê-lo quando o exercício do pensamento não for mais o seu modo de vida.

É muito difícil, diante de tantas catástrofes, sair sem sequelas das crises que assolam o nosso país. Quando se adquire o mínimo de senso coletivo, tudo o que faz o outro sofrer, nos assola de alguma forma, passamos a ser menos alienados à dor humana, pois se o outro está mal, a gente fica mal de alguma forma. Mas, é preciso cultivar a esperança! Sim, o caos tal como a “terra sem forma e vazia” do Gênesis espera por uma palavra criadora como a do “haja luz”. A bagunça pode dar lugar a criatividade e a beleza; a morte pode ser vencida pela vida; a injustiça pode ser superada pelo amor! A noite fria e escura vai passar e um novo amanhã irá surgir trazendo a alegria da renovação.

Há dias em que a gente transcende e voa até o infinito, há dias que até se movimentar é um desafio. Há dias em que a maratona representa bem nosso estado de espírito, há outros em que buscar pão na esquina é um sacrifício. Há dias e dias, e em todos os dias, a graça de Deus nos basta!

Estou convencido, agora é a melhor oportunidade que temos de sermos felizes!

Quando o medo aparece, tentando nos fazer parar, a gente pensa bem, avalia a situação, e se a direção está correta, a gente vai com medo mesmo. Isso é caminhar pela fé.

A gente passa tanto tempo diário trabalhando que, vale muito a pena tentar, o máximo possível, trabalhar naquilo que a gente ama, que tem a ver com quem somos. Nem sempre é possível, às vezes é fruto de um processo demorado, mas vale a pena se planejar, procurar esse caminho e lutar até conseguir.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Ouça a Web Rádio Caminhante Aprendiz através dos links abaixo:

Contribua com a manutenção do Blog e da Web Rádio Caminhante Aprendiz e receba como gratidão, aulas em diversas áreas do conhecimento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *