Há silêncios que dizem muita coisa e há barulhos vazios, ocos e pertubadoramente silenciosos de significado. O silêncio pode significar “concordo, não tenho nada a acrescentar”, tanto quanto pode significar “discordo, mas não vale a pena argumentar”. O silêncio pode significar paciência, tanto quanto desistência; pacificação, tanto quanto depressão. Ás vezes me pego criando barulhos pro lado de fora, pra não parar e interpretar o silêncio pro lado de dentro.

Há barulhos extremamente ricos e desejáveis, mas há também barulhos que expressam o pior de nós e da vida. O barulho da casa pode significar vida, jovialidade, comemoração de uma coisa boa ou mesmo pessoas explorando as diversas possibilidades da existência. Mas, o barulho da casa pode também significar confusão, disputa, competitividade pra ser ouvido ou mesmo falta de respeito com o espaço alheio. Há o barulho de uma festa que celebra a vida ou o barulho do choro pelo luto de alguém que partiu.

Lá no princípio, o silêncio de uma “terra sem forma e vazia” deu lugar à explosão barulhenta do “haja luz”. E depois de uma sequência de barulhos criadores, veio o silêncio singelo do sábado de descanso. E assim, a vida é uma sequência de silêncios e barulhos, necessários e desnecessários, desejáveis e indesejáveis, cabendo a nós a difícil tarefa de romper com o silêncio no momento que ele se transforma em fuga e romper com o barulho quando o silêncio for a melhor escolha.

Que o silêncio de um olhar singelo e cheio de ternura em nossa direção e o barulho de um beijo carinhoso e de uma dança celebrativa tornem o seu dia ainda melhor!

Caminhando e aprendendo entre silêncios e barulhos…

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Ouça a Web Rádio Caminhante Aprendiz através dos links abaixo:

Contribua com a manutenção do Blog e da Web Rádio Caminhante Aprendiz e receba como gratidão, aulas em diversas áreas do conhecimento:

5 comentários

  1. E, no silêncio, Ele me ouve! Excelente texto que nos convida a seguir refletindo… Grande abraço amigo querido! 🐑❣️

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: