Meu desafio hoje é o preconceito!

Preconceito é o mesmo que: Pré – conceito, ou seja, um conceito antecipado de juízo de valor discriminante, baseados entre as diferenças do seu modo de ver e viver para com a maneira de ver e viver do outro ou algo!

Preconceitos mais conhecidos são: Racismo, machismo, feminismo, homofobia e outros…

Preconceito é orgulho, soberba, egoísmo, arrogância, discriminação, presunção, julgamentos, superioridade, hostilidade e muitos outros adjetivos.

Preconceito é um julgamento condenatório, contra algo ou alguém que pensa ou pratica algo diferente de sua ideologia!

Preconceito esta em nós todas as vezes que impomos nossa forma de pensar, acreditando ser única verdade e desprezando o ponto de vista do outro e muitas vezes fazendo isso com raiva e hostilidade.

Mas o que eu quero falar hoje é de um preconceito vestido de santidade religiosa, no qual somos vitimas e também podemos fazer vitimas.

Somos preconceituosos quando, defendemos uma interpretação nossa da bíblia como única verdade, colocando peso nas palavras de Jesus, além de sermos preconceituoso, ainda afirmamos que tal conceito está escrito na bíblia!

O preconceito só sabe como dói, quando somos a vitima, quando sofremos a exclusão.

O preconceito só sabe como dói, quando fazemos parte de um grupo, de uma comunidade de fé, enquanto pensamos como eles, enquanto a minha vida pessoal, particular e sentimental estiver nos padrões exigidos naquela comunidade.

Preconceito é quando, as pessoas te olham de forma condenatória, e não sentem prazer em estar ou ter você por perto.

Preconceito é quando, você espera todos em um evento importante pra você, muitos se esforçam em te prestigiar, menos os da fé.

Preconceito é quando a pessoa se considera tão puro, tão santo, tão superior, tão perfeito, que estar ao lado de um pecador ira sujar suas vestes celestiais.

Sabemos que todos somos pecadores e carecemos da misericórdia de Deus.

Quero dizer que toda vez que se pratica esse tipo de pensamento ou atitude contra o outro, carregado de preconceituoso, Cristo não faz parte disto!

Se você quer ver endemoninhado vá há uma igreja pentecostal, forte isso!

E com relação ao preconceito, julgamento e condenação não é diferente, porque isso?

Pois é na igreja que mais somos julgados, é na igreja que mais sofremos preconceitos de todas as formas, somos vigiados em nossa vida particular, secular, emocional e sentimental, sendo provado a todo instante por eles.

Temos que estar enquadrados em todos os dogmas religiosos que aquela igreja interpretou da bíblia, ou sofreremos preconceitos e condenações!

Algo esta errado, essa não é a igreja citada no novo testamento, onde o evangelho era vivido, as pessoas se reuniam para orar, falar das maravilhas de Cristo, e eram reconhecidas pelo amor.

 A igreja seria o ultimo lugar do mundo onde não se deveria existir preconceitos, porque Jesus ensinou a empatia, comia com pecadores, falava com mulheres e as valorizavam , tocava leprosos, comia sem lavar as mãos, colhia espigas no sábado. Jesus não sendo pecador, não usou dessa condição para julgar o pecador!

E nós? Basta não ouvir musica do mundo, que já olha para o que ouve com preconceito carregado de julgamentos.

Fazem das pregações um verdadeiro martírio! Ao invés de terem prazer em falar do amor, fé e esperança, sentem prazer em demonizar tudo, fazem as pessoas terem medo, sentirem culpas, geram inseguranças, os membros passam a acreditar em um Deus vingativo e cruel, e um Deus punitivo, que tem prazer em castigar.

Meu desafio é vencer esse tipo de preconceito dentro de mim, e desconstruir dogmas religiosos puramente humanos a cerca do evangelho.

Meu desafio é não me deixar abalar, não me entristecer, por aqueles que me excluem.

Meu desafio é amar as pessoas e não ter preconceito algum, não cabe a eu julgar.

Meu desafio é não me importar com que as pessoas pensam a meu respeito, mas com o que Deus pensa a meu respeito

Meu desafio é viver o evangelho em sua plenitude, e deixar o aroma de Cristo por onde eu passar.

Hoje te desafio a deixar o preconceito e caminhar ao lado de Cristo, viver o evangelho de forma que se sinta livre, sem culpas, sem medo e ter a certeza que Deus habita em você.

Valéria Campos
valeriauniversitaria@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: