Ir para conteúdo

Pensamentos Aleatórios #93

É impossível você passar por essa vida sem ser julgado injustamente por alguém, em algum momento. Você pode tentar ser justo, agradável, ponderado, reflexivo, mas ainda assim, não passará incólume diante de uma sociedade selvagem. Isso porquê há pessoas que sentem a necessidade de colocar o outro no banco dos réus, rotulando-o, ridicularizando-o e silenciando sua voz para se sentirem um pouco mais importantes, relevantes e superiores. Amadurecer emocionalmente significa, inclusive, não se deixar ser atingido por atitudes assim, entendendo que cada um interage com o mundo com os recursos que possui, e portanto, é impossível controlar e gerir as patologias psicológicas do outro. Faça seu caminho utilizando a melhor intenção, o melhor esforço, o máximo de boa consciência, o maior senso de justiça possível e viva em paz, independentemente das opiniões alheias.

As circunstâncias da vida quase nunca serão ideais, mas nossa capacidade de extrair o melhor da realidade possível é o que nos tornará felizes ou não. Desse modo, o nosso foco é deslocado do questionamento “por quê essa circunstância é tão difícil?”, para “o que posso fazer para transformar essa situação até ficar mais próxima do desejado?”. Boa parte das vezes, os recursos podem parecer escassos, mas eles são nosso ponto de partida pra dar novos contornos às nossas previsões nada animadoras. É como naquela narrativa bíblica em que os discípulos de Jesus estão diante de uma multidão com fome e a pergunta feita a eles é a seguinte: o que vocês tem em suas mãos?

Quem ama de verdade é suporte para o outro nos seus piores momentos: quando ele erra, quando lhe falta dinheiro, quando as portas se fecham, quando as pessoas o julgam, quando a fase não é boa, quando o luto inunda seu peito, quando falta força para tomar a melhor decisão. O amor sempre demanda sacrifícios, sempre nos chama à perseverança, o amor nos coloca sempre do lado de quem sofre para o fortalecer!

Palavra é palavra, dizer é como assinar um documento, combinar é como firmar um contrato. Se digo sim, ele precisa valer um sim. Se digo não, o resultado precisa ser de um não. Quando minhas palavras escondem segundas intenções, opiniões contrárias ao significado que elas possuem ou uma indisposição de cumprí-las, isso me torna um ser humano incoerente, falso e indigno da confiança de qualquer pessoa da terra. O que quer que saia de nossa boca precisa ser verdade, refletir um caráter honesto e cheio de amor!

De vez em quando, temos vontade de extravasar, de fazer alguma coisa que normalmente não faríamos, algo que não prejudica ninguém, mas que vem como uma pulsão forte e inovadora dentro de nós, nos tirando da zona de conforto, criando uma nova sinapse cerebral. Pedir algo para comer que geralmente não pediríamos, fazer uma viagem num fim de semana normal, celebrar um churrasco em família em plena segunda-feira à noite, comprar uma determinada roupa que não estava em nossos planos, convidar pessoas que nem temos tanta intimidade assim para assistir um filme, etc. É importante darmos vazão à criatividade que, por vezes, está adormecida em nós!

Quem pensa de forma autônoma recebe da vida os temas pra refletir. Basta olhar ao redor, há mensagens em todos os cantos, há possibilidade de aprendizado em todas as circunstâncias, há sabedoria espalhada por toda terra: nas relações humanas, no próprio interior, na natureza, nas fases da vida, no macro e microcosmo, nos dilemas humanos, na vida, na doença e na morte. Amadurecer e aprender não é privilégio de alguns (como se estivesse disponível apenas a uma elite de pessoas), pelo contrário, é acessível a todo aquele que se dispõe a conhecer, discernir e praticar. Você quer? Você pode!

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: