Ir para conteúdo
Anúncios

Pensamentos Aleatórios #87

Uma discussão política relevante nos tempos atuais significa, necessariamente, pensar os prós e contras das ideologias políticas levando em consideração: 1) A experiência prática histórica; 2) A atual condição do país; 3) As mudanças que precisam ser abruptas (urgentes) e aquelas que podem ser implementadas paulatinamente; 4) A extinção do pensamento dicotômico que coloca uma linha de pensamento na posição de correta e a outra, consequentemente, como errada. Só por essas quatro observações já podemos concluir que, infelizmente, ainda temos pouca discussão política relevante no país. O que temos são gritos, histerias, extremismos e agressividade verbal. Dialogar ou discutir democraticamente é outra coisa e é raridade.

Precisamos treinar a nós mesmos, todos os dias, para vencermos a preguiça e a busca por atalhos. Estamos viciados nos caminhos fáceis, sempre procuramos um modo de não nos desgastarmos, ainda que por motivos justos e por recompensas duradouras.

Amor é coisa de gente corajosa. O amor é decisão consciente e inequívoca de que a própria alegria está atrelada à alegria do próximo. Por isso, quem ama consola, conforta, anima, corrige, fortalece, se faz presente, participa, se oferece e se disponibiliza.

Se preocupar com aquilo que não podemos mudar sobrecarrega nossa alma e acelera nossos pensamentos. Ao alimentar a preocupação (nesses casos) pensamos ser isto um ato de responsabilidade, mas mal percebemos o quanto isso é nocivo, diminuindo nossa qualidade de vida, além de promover estresse e muitas somatizações. Lute para mudar o que é possível mudar, mas não acumule preocupações sobre aquilo que não está ao seu alcance, isso fará bem a você.

Se a gente não tomar cuidado, até tentando descansar a gente se sobrecarrega e se acelera!

Um dos sinais de uma sociedade doente é a incapacidade de perceber o outro, de interpretar os sinais do outro, de lidar com o outro valorizando-o verdadeiramente como ser humano. Vários fatores contribuem para isso: o ritmo acelerado que impomos sobre nossa vida (as pessoas passam e nem percebemos), a objetificação do outro (o outro se transforma em coisa), o pragmatismo (o que importa é o resultado, a produção, o ganho) e o utilitarismo (o outro se torna aquele vai alavancar o meu sucesso).

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: