Ir para conteúdo
Anúncios

Tag Inéditos #2 – O dia em que Selma sonhou com um ocapi” (Mariana Leky)

Acabei de ler a última das 315 páginas do livro “O dia em que Selma sonhou com um ocapi” de Mariana Leky. Foram 6 dias de uma leitura que começou um pouco desestimulante, pois não estou acostumado a ler narrativas com pitadas de fantasia. Da página 103 em diante, eu consegui captar melhor o estilo da autora e isso tornou a experiência mais agradável e proveitosa.

Tudo gira em torno da personagem Selma (uma senhora de 60 anos) que, aparentemente, de tempos em tempos, sonha com um ocapi, um animal tropical descoberto há um pouco mais de 100 anos, e logo após o sonho, alguém da pequenina cidade de Westerwald morre.

Não é um livro de terror, como aparenta ser, tampouco de um suspense enigmático como aqueles que você lê pra tentar descobrir uma forma de interromper o ciclo de morte. É um livro que trabalha temas como: companheirismo comunitário, alternativas de cosmovisão, diversidade de personalidades, capacidade de vencer barreiras interiores, dentre outros.

Um dos momentos mágicos do livro se dá na descrição do romance de Frederik (monge budista) e Luise (neta de Selma). Um amor que resiste à distância, às condições culturais e ao tempo.

É extremamente interessante como a autora trabalha a evolução cronológica dos personagens e também, como histórias do passado são trazidas pela memória de Luise (que é a personagem que narra toda a história). E por fim, acabei gostando dos momentos fantásticos (de fantasia) que a narrativa propôs, como quando Selma carrega Luise por 3 dias em seu colo, ou mesmo, na descrição da personificação das vozes que dialogavam com o Oculista, ou mesmo no fim, quando os objetos da casa de Marlie reagiam às palavras de Luise.

Embora minha nota final para esse livro não seja tão alta quanto gostaria que o livro me conquistasse, foi uma ótima porta de entrada para narrativas fantásticas que se passam dentro de um mundo real possível e de relações reais possíveis.

Ficha Técnica:

Título em Alemão: Was man von hier aus sehen kann: Roman
Ano: 2017
Páginas: 315

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: