Ir para conteúdo
Anúncios

Saudade é Fortuna

Em seu último dia, ele contou todo o dinheiro que acumulou ao longo de sua vida. Era uma cena de extrema pobreza. A soma monetária era grande, mas os débitos pessoais, maiores. No solo dos afetos, morreram as memórias que nunca plantou. Lembrou-se das noites mal dormidas, das refeições mal digeridas e de todos os objetos que decoraram a mesa de seu escritório.

Não sentiu saudades. Ao longo de sua morte lenta – à final, o que é o passar dos dias sem memórias de afeto, senão uma forma de morrer lentamente? – confundiu valor com dinheiro.

A morte, que já era observada na plastificação do seu olhar, serviu um café adoçado – é uma preferência particular da morte -, e começou a lhe contar o que havia observado ao longo de sua perenidade.

Disse-lhe, com a serenidade de quem encontrou sentido para ser, que ricos são os que têm memórias que garantem que a sua vida valeu à pena, pelo menos em algum momento de sua existência. As pessoas chamam essa experiência de saudades.

Engana-se, continuou, quem a percebe com tristeza. Ela deve ser sentida com alegria, porque é combustível orgânico para fazer a vida seguir em frente. Ora, o que faz o saudoso senão tentar repetir os dias dos quais sente falta?

Viu pessoas perdendo amigos e amores pelo caminho. A falta dos afetos, contudo, as motivou a buscar novos encontros, para repetirem os dias de comunhão. O afeto, quando reparamos bem, torna a vida mais suportável – pois o que é o amor, senão a leveza que todos precisam para ajudar a balancear o peso do viver?

Ao final da conversa, que era o final de tudo, a morte revelou seu segredo. Sua arte consistia em incentivar à futilidade, ao superficial e ao líquido, para que as pessoas perdessem de vista a marca profunda que a lembrança imprime ao viver. Era assim que ela gostava de ver as pessoas morrendo. Ao fomentar o acúmulo do que não vale nada, as pessoas ignoram que é na saudade que as coisas realmente caras estão guardadas.

Lucas Lujan
vilabadulaques.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/lucasmeirelleslujan
lucas lujan

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: