Ir para conteúdo
Anúncios

Organize-se!

Dias atrás, minha esposa e eu permitimos que a casa virasse uma grande bagunça. Roupa fora do lugar, brinquedo pra todo lado, louça gigante pra lavar, chão e banheiro sujos, ou seja, o terreno do caos. Você já percebeu que muitas vezes a desorganização exterior retrata muito bem a desordem interior? Olhar toda aquela desarrumação causava mais estresse, ansiedade e um incrível sentimento de desconforto.

Daí comecei a pensar se o ambiente da minha interioridade estava em harmonia com o que estava presenciando dentro de casa. Eureka! Era exatamente a mesma situação. Estava comendo mal, dormindo fora de hora, agitado por dentro, incapaz de lidar com situações novas, vivendo no piloto automático, cansado, espanado, em estado de estafa mental, tentando dar conta de tudo nesse estado de espírito adulterado, fragilizado e desestruturado.

Resolvi organizar! Toda organização passa pelo convencimento de que é preciso dar um ponto final ao caos. Organização é uma questão de saúde mental. Tem que se submeter ao processo, ao passo a passo, estabelecendo um ponto de partida e um alvo final. Comecei arrumando o último cômodo da casa (meu quarto); dobrando cobertores, guardando chinelo e sapato jogados no chão, abrindo a janela pra luz entrar, limpando visualmente o ambiente. Fiz isso com o outro quarto, com a sala, depois a copa, a cozinha, até que os meus olhos pudessem ver a luz no fim do túnel.

Depois foi a vez de pegar o aspirador, remover pelo da gata que estava por todo canto, vasculhar os cantinhos mais remotos dos cômodos, para então passar pano com água no chão de toda a casa. Troquei alguns móveis de lugar e uma sensação de bem estar se instalou completamente.

Com o ambiente mais habitável, percebi uma força interior incrível pra lidar com a desorganização interna. Na verdade, alguns maus sentimentos foram embora enquanto tirava pó da casa. Parece que há uma relação enorme entre o que acontece na materialidade e na imaterialidade do nosso ser. Embora a gente goste de dicotomizar a vida, departamentalizando o que é espiritual e o que é material, parece-me que um se comunica com o outro tal qual a dançarina de tango interage com seu parceiro a cada movimento.

Organize-se! Vale a pena. Passo a passo, uma coisa de cada vez, mas vá em frente, organize-se. Pode ser devagar, contanto que haja constância, foco e determinação, organize-se. Pode parecer muito pouco pra resolver seus problemas, pode parecer muito raso pra lidar com assuntos tão dolorosos, mas a organização externa pode ser um elemento de estímulo e emulação para o bem. Experimente se organizar. E depois, me conte como você se saiu e quais os efeitos disso no seu estado mental.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Onde você me encontra?
Twitter: @caminhaprendiz
Facebook: /caminhanteaprendiz 
Youtube: bit.ly/caminhanteaprendiz
Instagram @caminhanteaprendiz 
E-mail: rodrigoaccampos@hotmail.com
Whatsapp: 18-997358253

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: