Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro para fora.

Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.

A segurança é a mãe do tédio. E no tédio as serpentes chocam seus ovos. Os homens buscam a segurança para fugir da morte. Eles não sabem que a segurança é a morte em vida.

Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor, mas não tem poder. Mas o político tem. Um político por vocação é um poeta forte: ele tem o poder de transformar poemas sobre jardins em jardins de verdade.

Livros: quanto mais, melhor. É tão verdadeiro quanto comida: quanto mais, melhor. Comida ingerida em grandes quantidades não produz musculatura, produz obesidade. Eruditos, com frequência, são obesos de espírito.

Essas pílulas foram extraídas do livro “Rubem Alves Essencial”, editora Planeta.

rubem alves essencial

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: