Estalos de Leitura #16 – Rafael de Campos

Amo ler! A leitura, além de prazer, é caminho. Ler é um verbo ativo, de ação, como aprendi com Mangel. Mas, também aprendi com ele que em todo ato de leitura é preciso um sujeito que queira ou busque ser transformado pela relação existente entre texto e leitor. No texto há elementos que nos brindam com material suficiente para estimular a transformação, de alguma maneira. É por meio da leitura que identificamos em nós coisas que não revelamos, paixões ocultas, pensamentos escondidos etc. Amo ler! Lendo me encontro…

“Mesmo tendo a revelação, a decisão é de cada um… e cada um interpreta Deus por suas próprias tendências”. ⭐️ Simone de Beauvoir

“Mas os homens trabalham sob engano. O que o homem tem de melhor logo se mistura à terra para se transformar em adubo. Por um destino ilusório, geralmente chamado de necessidade, eles se dedicam, como diz um velho livro, a acumular tesouros que serão roídos pelas traças e pela ferrugem e roubados pelos ladrões. É uma vida de tolo, como vão descobrir quando chegarem ao final dela, ou talvez antes.”  H. D. Thoreau; in: Walden

Corremos atrás do amor;
Mas o amor nada quer,
A não ser dar de si!
Fácil é amar o amor;
Difícil é amá-lo em seu crescimento e separação.
Pois o amor nada quer para si,
A não ser transcender do outro e de mim.
Não quer apego indesejável;
Quer crescer apaziguado,
Trazer autonomia em afirmação e cuidado;
Afetar a vida com desejo e doçura.
Quer fazer de nós identidade em meio a falta,
Unidade em meio a diversidade.
O amor quer dar sem receber,
Receber do outro apenas na mesma condição que se doou:
Dando de si.

“Não há condição humana, por mais humilde e miserável que seja, que não tenha diariamente a sugestão da felicidade: para alcançá-la, nada é necessário além de si”. ⭐️ JEAN GIONO – Obs. É preciso ‘amar a vida que se leva’!

“Quando te vi amei-te já muito antes.
Tornei a achar-te quando te encontrei.
Nasci pra ti antes de haver o mundo.
Não há cousa feliz ou hora alegre
Que eu tenha tido pela vida fora,
Que o não fosse porque te previa,
Porque dormias nela tu futuro.”

⭐️Fernando Pessoa

 

Rafael de Campos
elfaracampos@hotmail.com
Rafael de Campos

Um comentário sobre “Estalos de Leitura #16 – Rafael de Campos

  1. Quanto à parte do texto que evoca o importante peso da leitura na consolidação do nosso pensar e sentir, devo fazer coro com ele. Mas não qualquer leitura faz um espírito mais enriquecido. A bem da verdade, a literatura contemporânea anda bem supérflua, sem contar que mal escrita. Assim sendo, recomendo os clássicos, muitos dos quais ainda bastante atuais no seu poder de devassar o coração humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *