Estalos de Leitura #13 – Rafael de Campos

Quer acessar, estender, continuar ampliando, exceder, contemplar, flutuar, se redimir, amar e odiar, se esclarecer quanto ao objeto… leia!!! Essa será a ação que te fará enxergar os inúmeros arquivos espantosos da história, do real agora; mas te dará, também, acesso aos arquivos da esperança. Ler é ir contra a própria sorte; ler — contrário ao pensar, é antinatural; por isso, quem lê respira mundos novos.

o melhor governo

“Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime”. Hannah Arendt

Em uma sociedade onde há ininterrupta competição de todos contra todos, ser e ter um amigo é “constituir um pequeno mundo particular”, onde se é compartilhado amizade. Entre amigos há comunidade, pois há igualação – mesmo que essa venha acontecer apenas via compreensão. Quando existe igualação na amizade, nasce a comunidade de amigos, a comunhão dos pequenos mundos individuais que, com o tempo, tornam-se mundos maiores e interligados. A compreensão entre amigos é pelo diálogo, onde é possível enxergar a verdade inerente na opinião do outro, e passar a compreender como o mundo do outro se dá para ele; como o mundo do outro é visto por ele. Ser amigo é muito mais que ter todas as ideias encaixadas, crer a mesma crença ou frequentar os mesmos lugares; ser amigo é um exercício de encarar em suporte a desigualdade e a diferença do outro e querer compreendê-lo abarcando esse outro em si mesmo.

Quietos e limitados e educados na calma
Lançam-nos de repente neste mundo.
Mil ondas nos rodeiam,
Tudo nos instiga, coisa há que agradam
Muitas nos magoam, e de hora em hora
Oscila a emoção de leve agitada;
Sentimos, e o que foi sentido
Leva-o a torrente colorida deste mundo.

*Goethe

Um país que pensa em sacrificar a “diversidade” em prol da exaltação do que chamam “união sagrada de um povo”, acaba com qualquer liberdade de civilidade, tendo como futuro um preço custoso a se pagar — a saber, o definhamento de qualquer forma de governo.

Rafael de Campos

Rafael de Campos
elfaracampos@hotmail.com

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *