Ir para conteúdo
Anúncios

Pensamentos Aleatórios #67

Todos nós precisamos fazer dezenas de julgamentos diários em relação ao que fazer, o que falar, o que pensar, o que planejar, etc. Julgar circunstâncias, pessoas, a si mesmo e a vida faz parte da responsabilidade de viver. Quem abre mão disso entregou o destino de sua vida a um outro, que julga no lugar do mesmo. O cuidado necessário nesse processo é: não fazer julgamentos precipitados, sem a devida averiguação, sem a coerência de verificar os fatos daquilo que se julga. É o perigo de julgar baseado apenas nas aparências, na opinião alheia ou mesmo a partir de indícios superficiais. Todo julgamento motivado por paixões está comprometido em si mesmo. O julgamento deve ser maximamente imparcial, isento, capaz de se pautar pela única e verdadeira motivação: encontrar a verdade e a partir daí fazer suas sínteses.

Para lidar com pessoas invasivas, que vão entrando onde não foram chamadas, que se acham no direito de dizer tudo o que vem a cabeça sem critérios, sem a calma e o respeito que é devido, não adianta ser passivos. A passividade nesses casos é tudo o que tais pessoas desejam para continuar ali, reinando num território que não lhes pertence. É preciso um posicionamento firme; amoroso, mas contundente; cheio de tato, mas claro e objetivo. Você é o único que pode, com sabedoria, ajudar o outro a se perceber.

Não jogue as pérolas da sua intimidade a quem as tratará como algo sem importância! Há pessoas que tem prazer nas fofocas, nos julgamentos precipitados, no espalhamento dos segredos dos outros e na capacidade de dar palpites não solicitados. Confie sua intimidade a quem já demonstrou no convívio que a valorizará com temor de Deus!

Pessoas engaioladas tendem a querer engaiolar aqueles com os quais convivem. Pessoas livres querem libertar!

Viver querendo se adaptar às expectativas dos outros é matar a si mesmo! O que os outros pensam tem o seu valor, só não tem o poder de reprimir quem eu sou e diluir minha própria identidade.

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: