Ir para conteúdo
Anúncios

O Extremismo

A revolta tem o potencial de nos levar ao extremismo, em muitos aspectos.

Muitos, revoltados com a experiência religiosa traumática que tiveram, passam a desacreditar completamente em experiências comunitárias verdadeiras e sinceras, para estes não há nenhuma “igreja-comunidade” séria, que preste.

Outros, extremamente revoltados com o descaso da polícia, dos governantes e das mazelas da imaturidade da nossa democracia, passam a pedir pela volta do regime totalitarista, generalizam dizendo que todo político é corrupto, deixam de enxergar muitas nuances importantes do que temos de bom (e que passa desapercebido).

Há aqueles ainda, que por causa dos problemas dos governos de esquerda ou de direita no país, passam a generalizar, ofendendo, rotulando, incitando ódio, criando nomenclaturas como esquerdopatas, coxinhas, mortadelas, dentre outros, com o objetivo de humilhar aqueles que pensam diferente.

Revoltados com alguns aspectos totalmente questionáveis da luta LGBT, do feminismo, das cotas raciais dentre outras minorias (a qual também tenho minhas ressalvas), deixam de enxergar a importância da voz daqueles que sofrem, morrem, são desvalorizados e precisam ter seus direitos contemplados na prática (e não somente na legislação).

Nunca foi tão importante a busca por aprender a dialogar, como em nosso tempo. Pois, extremistas não querem dialogar, querem impôr. Não conseguem ser contrariados sem tentar calar a voz do outro. Extremistas agem como “cães ferozes”, cheios de raiva, querendo morder, machucar, humilhar e nada disso contribui para novas sínteses e nem para a democracia.

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: