Sobre a Legalização do Aborto

A impressão que me dá é que o problema maior nem é a legalização ou não do aborto, mas sim a conscientização dos envolvidos nas consequências psicológicas, sociais e físicas tanto da realização do aborto, quanto da recepção de uma criança sem o amparo afetivo por parte daqueles que queriam abortar e acabaram abdicando de realizá-lo (seja pela criminalização do mesmo ou por um ato deliberado da vontade motivado por razões diversas).

Enquanto o país se polariza discutindo a manutenção ou não dessa lei (e o pior, condenando os discordantes de suas posições ao inferno dos rótulos ideológicos), as famílias continuam desamparadas quanto às ferramentas que o Estado poderia prover para maior conscientização e educação dos envolvidos no processo.

Há países que proibindo o aborto, estão combatendo com eficácia o número de gravidezes não planejadas, tanto quanto há países cuja legalização do mesmo é uma realidade, também não estimulam a sua prática como banal (e estão reduzindo igualmente seus índices). Daí vale uma pesquisa sobre como outros países lidam com tal situação e seus efeitos na sociedade.

Por fim, num país como o nosso, em que todo assunto polêmico se torna disputa de “torcida de times rivais”, como no futebol, abordar os prós e contras de determinadas leis é como entrar numa arena do Coliseu Romano, em que uns querem devorar os outros (seus rivais) sem dó nem piedade em nome de suas verdades, sem perceberem que com isso, eles próprios estão se desumanizando no processo e contradizendo-se no seu discurso de “amor”.

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

2 comentários sobre “Sobre a Legalização do Aborto

  1. Vdd mano, tem muito do egoísmo-esquizofrênico da miserabilidade humana, vão por suas próprias impressões e esquecem do outro lado, Deus tenha misericórdia de nós!👐🏼

    1. O diálogo sobre temas como esse tem sido quase impossível em nossos dias (especialmente em redes sociais). Assuntos delicados e que precisam ser tratados com muita responsabilidade em seus diversos aspectos de compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *