Ir para conteúdo
Anúncios

Pensamentos Aleatórios #56

Falar menos e fazer mais, argumentar menos e pôr mais em prática o que diz que se crê. Teorias e retórica não substituem a experiência do exercício prático do evangelho. Menos redes sociais e mais ações “offline” é uma das mensagens mais profeticamente relevantes pro nosso tempo!

A guerra político-ideológica-partidária é assim: quando é contra mim, sou vítima, perseguido, alvo de preconceito e discriminação. Quando é o outro, vale tudo: ofender, perseguir, adjetivar e menosprezar. Não se discutem mais idéias, é mais fácil humilhar pessoas.

Deus faz chover sobre bons e maus. Isso é graça. É ser generoso por natureza. Doar pela alegria de ver o outro beneficiado. Toda doação é um convite ao bem, ao amor, à voluntariedade e à graça. Dar sem barganhas, sem ressentimentos, sem cobranças, sem tentar manipular o outro com o que deu.

Nenhum tipo de ditadura me representa!

Os ideais geralmente são difíceis de se alcançar. Na maioria das vezes, os enxergamos como impossíveis, especialmente por não encontrarmos em nós, sozinhos, força e resistência para atingi-los. Para os seguidores de Jesus, nenhum dos ideais ensinados por ele são uma realização puramente pessoal do indivíduo, mas sempre um trabalho em conjunto na dependência e confiança na graça de Deus. Afinal de contas o que Deus está fazendo em nós é uma obra Dele, Ele quer nos tornar semelhantes ao seu filho Jesus, ao mesmo tempo que nos convida a participar do processo decidindo em favor do amor e da vida.

Há pessoas que tem prazer em dar trabalho as outras, demandando o tempo todo sua atenção. Gostam até de serem repreendidas por pura carência e infantilidade emocional. Ser o centro das atenções é sua sina, fazer-se notada é sua obsessão. Em geral, não possuem senso coletivo e tudo o que fazem é pensando no próprio umbigo. No fundo, no fundo isso estruturalmente é falta de uma boa educação!

Jesus ser Deus? É loucura pura! Deus, o Absoluto, ser Jesus? Mais piração ainda! Não dá pra chegar a essa conclusão por “carne ou sangue”, ou seja, por meios lógicos ou fundamentos metodologicamente estudados. Quem tenta entender isso a partir da “carne ou sangue” no máximo dirá: ele foi um bom profeta, um exemplo de humano ou no máximo um ser iluminado. Só dá pra afirmar categoricamente: Tu és o enviado, o Filho do Deus vivo… Tu és a expressão exata do ser de Deus… Tu estavas com Deus no princípio, Tu és Deus… Se for o Pai que lhe revelar. Sem isso sobram as especulações, os tiros no escuro e as filosofações que não chegam a lugar nenhum. Por isso o evangelho é loucura para os gregos!

O mínimo que se espera de alguém que prejudicou outra pessoa é que seja homem/mulher suficiente para ressarcir com arrependimento e humildade o dano que causou. Quando Zaqueu resolveu agir para além disso oferecendo ressarcir 4 vezes mais do dano causado ao prejudicado e, acrescentou a ação de se desprender de seus bens materiais relativizando-os para absolutizar a importância da pessoa de Jesus, ele ouviu do mestre: hoje chegou salvação nessa casa!

Falta-nos a coragem para enfrentar e pagar o preço pela coerência de uma caminhada sólida, sem nos preocuparmos com o que pensam de nós. Até tomarmos tais decisões sobra-nos a mediocridade, as justificativas convenientes, a conformação com esse presente século e a tentativa de viver um “evangelho light”, como os bons e velhos “bundas moles” da existência.

Hannah Gadsby com seu Stand Up “Nanette” (disponível no Netflix) me fez rir, chorar e refletir muito a vida, sexualidade, sobre a sociedade e nossa necessidade de conexão entre humanos!

Marta, Marta você está ansiosa e preocupada com tantas coisas, porém uma só te é necessária! Maria, pois escolheu a melhor parte… Maria escolheu ouvir o Mestre descansadamente! Você consegue?

A coisa mais linda que existe é encontrar alguém com muitos talentos e virtudes e que age com humildade, naturalidade, amor e como se nada tivesse!

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: