Ir para conteúdo
Anúncios

A vida e suas variáveis

“Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos”. Eclesiastes 9:11

A vida não segue a lógica do merecimento o tempo todo, ela possui variáveis, surpresas, intempéries, fatores improváveis, ela faz desmoronar estatísticas, faz cair as previsões, contraria o óbvio e traz ares de injustiça. Muitas pessoas fazem planos, projetam minuciosamente, se preparam, dão o melhor de si, mas mesmo assim não alcançam os resultados esperados, no meio do caminho são surpreendidas por situações inéditas, acidentes de percurso, detalhes que põem tudo a perder num piscar de olhos.

O filho morre inesperadamente, a doença chega no meio do grande projeto da vida, a multa muda todo o orçamento financeiro familiar, um assalto instala a síndrome do pânico num coração tão seguro de si, a enchente devasta o que você levou anos para conseguir, um desabafo descontrolado cria feridas profundas na alma que você nem imaginava, uma má notícia descontrola seu emocional de tal forma que a depressão chega de assalto devastando seu interior.

Não estamos blindados contra as angústias da vida. O tempo e o acaso afetam a todos.

Saber e afirmar isso pra si mesmo nos prepara para sermos gente grande, pessoas mais maduras, sem aquelas ilusões do tipo que nos coloca no “mundo da lua”, mas que nos torna gente ciente de que uma das coisas mais certas da vida é que  sempre enfrentaremos situações que não estavam no “script” e portanto, estamos mais preparados para enfrentá-las quando elas chegarem.

Nada de ficar culpando Deus pelos desastres de nossa vida, nem culpando os outros pela nossa infelicidade. Pois, ainda que boa parte de nossa dificuldade seja causada por outra pessoa, sempre podemos nos adaptar, criar pontes, refazer caminhos, estabelecer o nosso próprio ritmo de caminhada, e transformar as pedras jogadas em nós em estruturas que conduzam a nós mesmos e os outros para cima, para o melhor, para o bem, para o crescimento.

Como Jesus lidou com as perseguições que sofreu? Às vezes escapava, em outra situação se ofereceu para ser pego, em outra ainda, convenceu os soldados pela palavra de graça que saia de sua boca de que nada deveria ser feito naquele momento; ele foi discernindo o tempo, o momento, dando a cada intempérie o seu devido tratamento.

Como os apóstolos lidaram com as variáveis da vida? Uns cantaram e oraram na prisão, outros pediram perdão a Deus pelos seus algozes enquanto eram apedrejados, outros fugiam para as montanhas, para as cavernas, para as casas, outros se organizavam para atender as novas necessidades que iam surgindo.

O que você vai fazer diante das situações inusitadas de sua vida só você pode saber, se ir ou ficar, se falar ou calar, se agir ou passivo ficar, mas se você entendeu que essa reflexão tem como objetivo te conscientizar de que não há filhos de Deus prediletos, nem gente blindada das adversidades e que cada um tem a responsabilidade de tomar as melhores decisões, então essa mensagem terá atingido seu objetivo. A vida e suas variáveis vão sendo usadas nas mãos de Deus para contornar nossa imagem e nos deixar mais semelhantes a Jesus, Deus nos ajuda a transformar nossas lágrimas em chafariz que rega sementes da eternidade em nosso coração que produzirá o seu fruto na estação certa. Nem sempre Ele quis que tais situações acontecessem, mas certamente Ele sabe fazer com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam.

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Anúncios

2 comentários em “A vida e suas variáveis Deixe um comentário

  1. Eu creio mano, a obra do Tapeceiro é inexplicável, nós que somos de ‘pouca fé ‘, mais sei que o socorro logo vem, as preocupações, essas venho lutando diariamente para não me deixar ser tomado pela ansiedade, mais creio piamente que com tudo que vem acontecendo, Ele vem me forjando o coração segundo a sua vontade, precisava e muito dessa reflexão, vlw amado!!!!!
    Que a Graça de Deus seja sempre abundante em tua vida, e possas sempre dividir conosco para alívio e refrigério de nossos corações!!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: