Pensamentos Aleatórios #43

De onde vem essa mania de sempre interpretar o outro sob o ponto de vista negativo? Tenho convicção de que algumas vezes (se não a maioria), vem da nossa própria insegurança e indisposição de confiar. É como se todo mundo fosse ruim e tivesse segundas intenções maldosas. O que explica essa atitude? Pode ser um perdão não liberado (rancor cultivado), um trauma relacional, uma equivocada tentativa de defesa ou mesmo a projeção da nossa própria maldade interior nos outros.

Muitos milagres não acontecem em nossa vida por que estamos fechados e insensíveis devido a nossa incredulidade. Por isso está escrito: E Jesus não pôde fazer muitos milagres naquele lugar por causa da incredulidade deles. Precisamos viver na consciência da eternidade!

O pedido desesperado do cego em Jericó foi ouvido por Jesus, ainda que houvesse uma multidão tentando contê-lo e abafar sua voz. O que faz uma multidão de pessoas agirem assim? Falta de empatia, desvalorização dos que estão à margem da sociedade, auto-decretação psicológica de que o estado do homem era irreversível e até a necessidade de haverem “miseráveis” no mundo pra se sentirem mais importantes e privilegiados. Ainda hoje esse fenômeno pode ser visto: gente clamando por ajuda e outros os repreendendo por causarem “desordem e mudança” no fluxo da “normalidade”.

Ser rico não é sinônimo de maldade, nem pobre sinônimo de bondade, vice-versa, isso é uma falácia. Não é o dinheiro a raiz de todos os males, mas sim o amor ao dinheiro. Há pobres que amam mais o dinheiro do que muitos ricos. Por isso, seja você rico ou pobre de dinheiro, seja generoso, seja rico em misericórdia, seja rico em sensatez, seja rico em sensibilidade e percepção do Reino de Deus.

Sou daqueles que gostariam de caminhar semanalmente com um grupo de pessoas, sem vínculo religioso institucional, somente vinculados pelo amor e pelo desejo de aprender mais sobre Jesus, sem hierarquias de poder, sem exigências religiosas, sem liturgias engessadas, sem as crises e as neuras daquilo que parece evangelho mas não é. Se esse é seu desejo também mas, mora longe de Presidente Prudente SP (onde moro), adicione meu WhatsApp e vamos manter contato e orações uns pelos outros pelos meios possíveis, por causa da distância. E quando possível, vamos marcar encontros, nem que seja para passarmos 2 ou 3 dias na sua cidade. Se esse é o seu desejo e você mora em Presidente Prudente SP, vamos combinar de tomar um cafezinho e conversar sobre o caminho proposto por Jesus?

Desconstruir leva tempo, exige esforço, dá uma sensação de vazio às vezes, mas pouco a pouco, uma nova construção, mais excelente, vai tomando o lugar, vai se enraizando e se intensificando em nós até não restar dúvidas: Cristo construído em nós é a esperança da glória!

IMG_20180224_075841914

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *