Ir para conteúdo
Anúncios

Estruturas Organizacionais

Estruturas organizacionais podem ser muito úteis em muitos contextos, mas são incapazes de deter o controle daquilo a que se propõem. A educação sempre estará acima e além de qualquer instituição de ensino, a espiritualidade não cabe nos redutos religiosos, a verdadeira política transcende o que acontece em Brasília, o casamento acontece no coração muito antes de uma cerimônia de 2 horas na presença de testemunhas.

O problema é que quando criamos nossas estruturas organizacionais, temos a tendência de: complexificar os processos (burocratizamos os acessos), monopolizar sua utilidade (criamos o dogma de que não há vida fora delas), estabelecer status e posições de poder (os diplomas e os cargos são sinônimos de importância e privilégios), cristalizar tradições que deveriam ser flexíveis e atualizadas (sempre fizemos assim, porque mudar?!).

Quem viveu a vida inteira galgando posições reconhecidamente importantes nas organizações, na maioria das vezes, morrerá defendendo-a como quem defende a própria razão de viver, visto que suas identidades estão atreladas àquilo a que tanto se dedicaram. Sem perceber, são pessoas que se tornaram cristalizadas na consciência, tal qual as estruturas a que se submeteram.

Vemos claramente uma defasagem na educação onde se ensina no século XXI com métodos e crenças do século XX, e pouco a pouco, a educação formal vai se mostrando cada vez mais ineficaz no verdadeiro papel a que se propõe (educar). Instituições cristãs diariamente se corrompem cada vez mais, dando testemunho cada vez maior de que a simplicidade do evangelho e do amor foram superados pelo culto ao templo, ao líder, à ignorância, aos eventos, aos cargos, aos privilégios e a uma mentalidade que é terreno fértil para toda sorte de maldades travestidas de bondade (tudo em nome de Deus).

rodrigo campos biblioteca
Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
rodrigoaccampos@hotmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: