Ensino Confessional nas Escolas

Ensino confessional nas escolas? Pra que? Teoria religiosa para nada aproveita, pois tudo aquilo que não se materializa como bem e justiça no chão de cada dia é desprezado por Deus. Jesus não se preocupou em fazer catecismo, EBD, em formar doutorandos da Torá ou mestres na hermenêutica bíblica. Ao contrário, chamou discípulos para andar com ele e aprender sobre as dinâmicas da fé nas esquinas da vida.

Numa nação onde a Constituição afirma que o Estado é laico, ensino religioso é contrassenso. Fosse o caso, as escolas deveriam ensinar religiões comparadas, cadeira do seminário teológico que estuado, ao menos, os 5 grandes sistemas religiosos, a saber: budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo e hinduísmo. No evangelho, a fé se aprende com os pais, no exemplo praticado, no caráter absorvido, na encarnação da verdade como pressuposto de consciência.

A igreja pode auxiliar na tarefa, mas a responsabilidade é de quem cuida, pois a fé vem pelo ouvir, mas quem ouve só processa o que escutou quando vê a teoria se tornar ato de amor e bondade. Minha sugestão é que as escolas, ao invés de ensinarem religião confessional, ensinem política social, revelem para os alunos quais são os partidos e quais suas propostas, ao invés dos livros do Novo e do Velho Testamento, lecionem sobre os vilões e corruptos que dilapidaram os cofres públicos, ao invés dos heróis da fé, mostrem como as empreiteiras se afogaram num “Mar de Lama”, e não como os Egípcios se afogaram no Mar Vermelho. Sim, estou certo de que é melhor falar sobre a multiplicação dos corruptos do que sobre a “Multiplicação dos Pães”, fará mais bem demonstrar como obra pública se transformou em dólares, do que como a água se transformou em vinho nas Bodas de Caná da Galileia.

Façam isso, se tiverem coragem, o resultado final, garanto, será imensamente melhor para o País…

Carlos Moreira
https://www.facebook.com/CarlosFSMoreira
Carlos Moreira


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s