Pensamentos Aleatórios #10

Se o autoritarismo e moralismo do passado não deram conta de explicar e significar a realidade, tampouco a libertinagem e a ausência de comprometimento de nosso tempo tem conseguido fazê-lo. Vivemos como que em pêndulo, de um extremo ao outro, sem nunca percebermos que a sabedoria está no equilíbrio e na capacidade de fazer boa gestão da vida! No passado e no presente continuamos frustrados, ansiosos, estressados, depressivos, inseguros, nos sentindo incapazes, inaptos, em crise interior cada vez mais profunda, carentes de sentido e significado.

Me dou muito bem com meus alunos acima de 50 anos. Sei lá, parece que quase sempre partilhamos de valores e conceitos que estão se extinguindo entre os mais jovens. Isso não é de hoje, desde que comecei a lidar com informática aos 12 tem sido assim!

É triste ver alguém que começou no caminho certo, com as motivações mais puras possíveis, experimentando algo genuíno e sincero e que, de repente, começa a voltar às mesmas limitações de antes, vivenciar os mesmos condicionamentos mentais e espirituais. O sentimento é de total decepção!

Nem sempre a vida é fácil, mas tudo bem, faz parte! Regozijar-se não é uma questão de termos boas circunstâncias, mas sim, de olhar pra vida com gratidão!

Tem duas formas de lidar com uma decepção: se amargurar no rancor e ficar azedo a vida inteira ou perdoar e virar gente de verdade.

As palavras que saem de nossa boca refletem o conteúdo que colocamos no coração. Se leio fofoca, futilidades, insanidades, mentiras o dia todo é disso que meus pensamentos estarão ocupados e portanto é disso que minha boca falará. Que nossa boca não seja um esgoto, reprodutora de toda sorte de lixos, que só promove o pior da humanidade e contamina os ambientes por onde passamos!

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *