O que é a vida?

Abujamra terminava suas provocações com a inquietante pergunta: “O que é a vida?” Na última vez o provocado chorou e respondeu “Me conta, cara…”

O que é a vida? Talvez seja a sucessão de acontecimentos, ou cada evento cotidiano, ou “uma causa perdida” como dizia o provocador.
Acredito que não há resposta objetiva. A vida é o que estou sendo, são os movimentos, é o existir e o deixar de existir. Pode ser a capacidade de conectar experiências, perceber enquanto ando, no simples, no agora, vida que movimenta os corpos, se projeta no ar, no mar, na terra, no céu, no espaço e não se limita a nada disso.

O que faz bonecos de carne sonharem? O que nos apavora diante das perdas, dos cortes, da morte? De onde vem a inspiração do compositor, os textos do poeta, a doçura das crianças e a ternura dos abraços? O que faz com que me perceba e reconheça “eu” em “mim”?

O que é a vida? Experimento respostas no caminho enquanto percebo que a vida são despedidas e amores, ganhos, perdas. Vida na paz e na guerra, fluxo que se impõe com dores e prazeres, nas sutilezas, no estrondo, no dia e na noite.

Toda tentativa de explicá-la é reducionista, é pretensiosa.

Quem sabe a vida sejam apenas reflexos preenchidos por significados que me habitam? Sou a vida dos mares e dou brilho às estrelas, sou a textura do beijo, a alegria da chegada, o mistério que repousa na noite e o silêncio do homem que dorme.

No dia que deixar de ser tudo se apagará e irá comigo. Serão cenários habitando a casa de dentro, a terra que vivo, a vida que sou.
O que é a vida? É movimento, é hoje, sou eu… Uma causa perdida, a vida.

 

Flávio Siqueira
www.flaviosiqueira.com
www.radioinverso.com
flavio-siqueira

2 comentários sobre “O que é a vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *