Ir para conteúdo
Anúncios

Recomendações aos Reunidos

Leia Apocalipse 1-3

No capítulo 1 versos 13 e 20 recebemos a informação que Jesus está no meio das assembleias, das comunidades, dos reunidos, dos que se juntam em torno Dele. Em que sentido Ele está no meio? Ele quer fortalecer os irmãos nos desafios da jornada, Ele deseja orientar e corrigir os caminhos tortos, Ele deseja elogiar e enaltecer as virtudes e os bons frutos produzidos em nós pelo Seu Espírito se utilizando da nossa receptividade em fé à Sua mensagem.

Certamente aquilo que foi dito às comunidades de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia possuem aplicabilidade aos reunidos de nossos dias e faz todo sentido refletirmos sobre tais apontamentos (elogios e críticas) afim de não cairmos nos mesmos erros que aqueles irmãos caíram.

Essa presente ordem está para se desfazer, ouça e guarde. “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo”. Apocalipse 1:3

Éfeso – Jesus conhece as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança! Obras, trabalho e perseverança. Veja que há um esforço a desempenhar, há uma causa a abraçar, não há como sermos do evangelho e ao mesmo tempo sermos seres apegados à preguiça, ao ócio, ao protelamento das ações, ao adiamento das decisões! Vocês não toleram homens maus e provaram que os que se diziam apóstolos não passavam de impostores. É preciso ter a sensibilidade de quem detecta aquilo que é mal, falso, prejudicial, resistir aos que possuem motivações duvidosas no meio dos reunidos. Vocês tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do Nome de Jesus sem desanimar. Há um desafio enorme tanto dentro da realidade comunitária, quanto no dia a dia à serviço do amor; as perseguições virão, as crises chegarão, os problemas serão inúmeros, porém Jesus elogia os que suportam tudo sem desanimar! Jesus tem algo contra você: você abandonou as suas primeiras obras, se arrependa! Há realidades que não podemos perder, valores que não podemos abandonar, há estados mentais que precisam ser preservados, há uma chama que precisa se manter acesa. O amor de muitos tem se esfriado por causa do aumento da maldade. Não basta identificar a maldade alheia, é preciso identificar a maldade que reside em cada um de nós!

Esmirna – Jesus conhece a sua pobreza material e suas aflições, mas diante Dele vocês são ricos! Não são as suas competências e capacidades humanas que lhe fazem agradável diante de Deus, não são suas riquezas financeiras, nem sua erudição, nem seus títulos que valem diante do Pai, mas sim, a sua consciência que relativiza tudo em razão do Absoluto! Se pra você status, fama, reconhecimento público, conforto, visibilidade social não são nada, se você considera tudo isso como esterco para ganhar Cristo, então você é rico! Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Não tenha medo de passar pelas maiores dificuldades na vida, não tenha medo de ir até o limite daquilo que você imagina que suporta, seja fiel até a morte e Jesus lhe dará a coroa da vida.

Pérgamo – Jesus sabe que você vive num ambiente tenebroso, de maldades indescritíveis, “onde está o trono de Satanás”. Ser sal da terra e luz do mundo significa necessariamente conviver com situações caóticas, adentrar no inferno se for necessário, iluminar e levar a graça e o amor de Deus a quem está perdido. Não somos chamados a nos retirar do mundo, a nos fecharmos num casulo de relações do tipo “panelinha” e esperarmos a volta de Jesus enquanto nos “afastamos de tudo e de todos”; somos chamados a irmos, a agirmos, a lutarmos (Jesus não veio dar a paz, mas, sim, a espada… e as portas do inferno não prevalecerão). Jesus vê a sua perseverança e a sua fidelidade mesmo diante de acontecimentos difíceis de encarar, tal como a morte de um irmão na fé. Perseverança e fidelidade mesmo diante de péssimas notícias. Mas Jesus tem algo contra essa comunidade: há alguns que estão se desviando da saúde do evangelho se envolvendo com gente que gosta de enganar, de se prostituir e de fazer discípulos da sua maldade. Em nome da fé em Jesus, há quem esteja cometendo atrocidades, fazendo loucuras, vivendo o que é anti-evangelho; é nosso dever se apartar de tais práticas! Arrependa-se!

Tiatira – Jesus sabe que você não regrediu, pelo contrário, você está melhor agora do que no princípio. A árvore que dá frutos, Jesus poda para que dê mais frutos ainda. Crescer na graça e no conhecimento é necessário. A vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando cada vez mais até ser dia perfeito. É esse amadurecimento que precisa acontecer conosco! Mas você não pode querer agradar a todo mundo, tolerando a maldade no meio de vocês! Não há espaço para condescendência com o mal! A maldade e os maldosos precisam ser parados, resistidos, impedidos de ensinar suas maldades do meio dos irmãos! Há cortes que são extremamente necessários. Jesus prometeu fazer adoecer os que se enredarem por esse caminho afim de que todos saibam que Ele sonda as mentes e os corações e retribui a cada um segundo as suas obras.

Sardes – Jesus conhece as suas obras, todos pensam que vocês estão vivos mas na verdade estão mortos! Há comunidades inteiras vivendo de aparência, com estruturas bem implementadas, eventos bem organizados, administração financeira dos irmãos totalmente eficiente nos objetivos traçados, fazem marketing, propaganda de Jesus pra todo lado, usam um linguajar que lhes é peculiar, vestem-se de forma especial, se vangloriam por terem criado um movimento de fé que ganha adeptos e mais adeptos todos os dias, mas não percebem que estão mortos! Não há a vida de Jesus neles! Fique atento, se arrependa, lembre-se do que você ouviu e recebeu no princípio. É extremamente importante fazer o caminho de volta quando nos desviamos do Caminho da vida. Não dá para continuar olhando pra frente nesses casos, é preciso voltar e recomeçar. Há alguns poucos que não contaminaram suas vestes. Sempre há alguns que não se submeteram aos apetites da maldade, o recomeço precisa acontecer através da mensagem da vida desses poucos que não estão sujos!

Filadélfia – Jesus sabe que vocês possuem pouca força, e por isso a sua força será o Senhor! Ele abriu uma porta que ninguém pode fechar. Maldito é o homem que põe em suas próprias forças a sua confiança, maldito é aquele que se exalta, que se denomina grandioso, que se coloca diante da vida como quem possui justiça própria. Você guardou a palavra de Jesus e não o negou, por isso os maldosos reconhecerão que Jesus os ama. Preservar aquilo que está sendo destruído pela maioria, guardar o evangelho no coração, na alma, no espírito, permitir que ele estabeleça sua raiz no profundo do nosso ser afim de não nos perdermos na jornada e sempre escolhermos o lado do bem na vida é imprescindível. Retenha o que você tem. Não baixe a guarda, não cruze os braços, não pare de produzir boas obras, não se submeta ao medo dos perigos, não se dobre ante as ameaças, seja incansável, inabalável quanto à vida do evangelho.

Laodicéia – Jesus sabe que você está em cima do muro, que tenta conciliar a “vida fácil” com as benesses do evangelho. Há pessoas que não assumem radicalmente a vida de Jesus, que se entregam parcialmente, não estão dispostas a se “jogar por inteiro”, estes causam náuseas, Jesus está a ponto de vomitá-los! São pessoas que se acham auto-suficientes, pensam que não precisam de mais nada, tentam gerenciar as transformações de Deus em seu coração, fazem gestão dos acessos da Palavra na alma, tentam determinar até onde o Espírito pode de fato perscrutar e agir, e agindo assim estes se tornaram miseráveis, dignos de compaixão, pobres, cegos e nus. Ou se arrependem e comprem de Jesus colírio para os olhos, roupas brancas, e se apropriem da verdadeira riqueza, ou permanecerão na miséria até que aquele dia lhes sobrevenha de assalto. Jesus corrige, disciplina e repreende a quem ama!

 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz aos reunidos em torno de Jesus”!  Ap. 3:22

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: