Ir para conteúdo
Anúncios

A vida comunitária

Leia Atos 2-7

Logo após a ressurreição, Jesus apareceu a muitos, durante quarenta dias, falando sobre as coisas relacionadas ao Reino de Deus. Uma dessas coisas é que os discípulos deveriam se manter em Jerusalém até que do alto fossem revestidos pelo poder do Espírito Santo, e assim aconteceu. A partir desse fenômeno extraordinário, os discípulos de Jesus começam a viver comunitariamente realizando a missão que Jesus lhes ordenou; da mesma forma que justamente depois da descida do Espírito Santo em forma corpórea de pomba, que Jesus começou a realizar as obras de seu Pai.

Uma das perguntas mais importantes a se fazer é: Como viviam os discípulos de Jesus que conviveram pessoalmente com Ele? Qual era a consciência que os movimentava na vida? O que era possível observar no modo de ser deles? Não devemos buscar modelos rígidos e tradicionais, não é uma questão de descobrir qual o método, mas sim, qual o espírito, o valor, a mensagem, a busca essencial, o modus operandi. Vamos aos textos:

Comprometimento com a verdade, ainda que ela seja cortante e incômoda. “Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? ” Atos 2:36,37

Arrependimento da maldade essencial é a mensagem a ser proclamada. “Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”. Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida! ” Atos 2:38-40

Já que Jesus não estava mais presente fisicamente entre eles e não tinham registros escritos sobre sua vida, eles se apoiavam naqueles que foram testemunhas oculares dos ensinos de Jesus. “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos…” Atos 2:42

Não se isolavam, buscavam intimidade uns com os outros (comer juntos tinha esse significado), se reuniam onde quer que pudessem se reunir (não havia lugar oficial) “… à comunhão, ao partir do pão e às orações”. Atos 2:42 “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum”. Atos 2:44 “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo”. Atos 2:46,47

Sabiam que estavam lidando com algo digno de respeito, não banalizavam o sacrifício de Jesus, eles levavam o ensino e as consequências do ensino de Jesus a sério! “Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos”. Atos 2:43

O poder de status que o dinheiro produz foi substituído pelo desejo de transformar os bens materiais em instrumentos da graça de Deus para alcançar os menos favorecidos. Eles davam com generosidade! Não haviam necessitados entre eles!Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade”. Atos 2:45

Eles repartiam a fé que tinham com os que viviam dilemas terríveis. “Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Atos 3:6

Enfrentaram prisões, açoites e humilhações públicas, mas isso só fazia a fé em Jesus se expandir. “Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus. Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte. Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil”. Atos 4:1-4

Deus se utiliza de pessoas comuns e sem instrução. O evangelho não faz acepção de pessoas! “Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. Atos 4:13

Muitos estão tagarelando daquilo que não experimentaram, são meros reprodutores de informações, nós porém precisamos nascer de novo antes de qualquer tentativa de cumprir determinada missão! “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos“. Atos 4:20

Eles eram verdadeiramente unidos pelo amor, que é o vínculo perfeito. Unidos na oração, na fé, na generosidade, no senso de irmandade (o problema de um era o problema de todos). Assim, todos ficavam cheios do Espírito Santo! “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um”. Atos 4:31-35

Não tinham medo da morte, temiam muito mais desobedecerem a Deus. “… que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”. Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Atos 5:28,29

Se sentiam alegres por estarem passando pelas mesmas dificuldades de Jesus. Isso, para eles, era sinal de que de fato estavam no caminho certo! O sofrimento às vezes é sinal de que está tudo bem! Nada nem ninguém conseguia detê-los de espalhar o evangelho por toda parte! “Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo”. Atos 5:41,42

Os apóstolos descentralizavam o poder de escolha, de comando, de decisões. Entendiam que Deus lhes daria sabedoria para escolher acertadamente. “Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Atos 6:3,4

Viviam na consciência de que Deus não habitava e nem habita em tendas feitas por mãos humanas; por isso eram dinâmicos e peregrinos! “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?’ “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!” Atos 7:48-51

O desfecho da vida de Estêvão (no final do capítulo 7) revela as possibilidades reais dos desdobramentos do evangelho em nossas vidas:

“Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito“. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu”. Atos 7:54-60

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: