EOP #1: Amar o outro como a si mesmo

Em outras palavras (EOP), o que significa “amar o outro como a si mesmo”?

Decidi começar essa série de reflexões com essa afirmação de Jesus, porque nós estamos acostumados a ler certas recomendações de forma muito romântica, idealista, utópica, impossível de realizar, e esse é um desses casos. Jesus afirmou que os dois maiores mandamentos são esses: primeiro, amar a Deus com todo coração, alma, entendimento e forças e, em segundo, amar o outro como você ama a você mesmo. É exatamente por isso que tocar nesse assunto é falar da base, do alicerce, da estrutura mais elementar da experiência cristã.

Em outras palavras, amar o outro como a si mesmo é tratar o outro como nós gostamos de ser tratados, dar a preferência no trânsito para o outro (ser gentil), fazer o outro se sentir a vontade em nossa casa, colocar o que somos e temos à disposição para quem precisa de socorro, é promover o bem, a alegria, a satisfação do outro, é lavar os pés (servir), é querer a cura do outro e contribuir para que ela aconteça, é corrigir (criticar, chamá-lo à lucidez, ajudá-lo a encontrar o caminho da paz), é sofrer com o outro (estar junto, ter empatia, se colocar no lugar do outro).

Jesus fez isso quando atendia a quem quer que lhe chamasse, ao dar atenção aos necessitados de ajuda, ao instruir, ensinar, ao abrir mão do descanso para atender a uma multidão que era como ovelha sem pastor, ao levar a sério a dor humana, ao adverti-los a respeito do futuro do mundo e das tendências do coração dos homens, ao permitir que lhe perguntassem o que quisessem, ao oferecer bondade até mesmo para aquele que o trairia e o negaria.

Concluindo, amar o outro como a si mesmo é não colocar a si mesmo em estado de prioridade sempre, é se saber em comunidade, perceber com sensibilidade a situação dos que estão em volta, é ver para além do próprio umbigo e preferivelmente promover o outro, fazer às pessoas como quem faz ao próprio Deus. Sabe aquela força de vontade, aquela garra que você tem para buscar a própria segurança, o próprio prazer, a própria satisfação, o próprio conforto? Use isso na direção dos que estão ao seu redor, isso é amar o outro como a si mesmo!

Oração do dia: “Nos conduza, oh Deus, a uma vida que enxerga quem está perto de nós para lhes fazer o bem que tanto gostamos que façam a nós. Que nosso egoísmo seja superado pela capacidade de ficar na vanguarda, dando suporte ao crescimento e felicidade dos outros, e que encontremos sentido nessa vida que serve de cura, amadurecimento e serviço, na consciência de que na medida em que ‘tudo o que fazemos ao menor dos pequeninos, estamos fazendo a Ti’, em gratidão”. Seguindo o caminho de Jesus, amém.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

200x200

5 comentários sobre “EOP #1: Amar o outro como a si mesmo

  1. O texto de hoje com relação à Lealdade me fez revê este sobre amar como Deus manda, amar o outro como a sí mesma, primeiramente a Deus sobre todas as coisas.
    (Eu estava observando a data em que foi publicado, caiu bem no dia do meu aniversário, 16 de março foi a data que Deus marcou pra me trazer a esse mundo, e até já tinha lido antes, percebi que já tinha dado o like, um belo texto pra uma bela data) .

    Continuando:
    Acho que da mesma forma que devemos amar alguém, a pessoa receptora do nosso amor, também deveria saber receber o nosso amor, há pessoas difíceis, que não entendem nem o amor de Deus por elas ainda, então essa pessoa tem uma ideia totalmente equivocada do venha a ser esse amor tão bem colocado nas palavras desse texto que lemos acima, o mais lamentável ainda é quando essas pessoas conhecem apenas o Deus que é apresentado por outros no púlpito, e por frequentarem e membrarem numa determinada congregação, acham que estão obedecendo a Deus, e cumprindo mandamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *