Ir para conteúdo
Anúncios

EOP #1: Amar o outro como a si mesmo

Em outras palavras (EOP), o que significa “amar o outro como a si mesmo”?

Decidi começar essa série de reflexões com essa afirmação de Jesus, porque nós estamos acostumados a ler certas recomendações de forma muito romântica, idealista, utópica, impossível de realizar, e esse é um desses casos. Jesus afirmou que os dois maiores mandamentos são esses: primeiro, amar a Deus com todo coração, alma, entendimento e forças e, em segundo, amar o outro como você ama a você mesmo. É exatamente por isso que tocar nesse assunto é falar da base, do alicerce, da estrutura mais elementar da experiência cristã.

Em outras palavras, amar o outro como a si mesmo é tratar o outro como nós gostamos de ser tratados, dar a preferência no trânsito para o outro (ser gentil), fazer o outro se sentir a vontade em nossa casa, colocar o que somos e temos à disposição para quem precisa de socorro, é promover o bem, a alegria, a satisfação do outro, é lavar os pés (servir), é querer a cura do outro e contribuir para que ela aconteça, é corrigir (criticar, chamá-lo à lucidez, ajudá-lo a encontrar o caminho da paz), é sofrer com o outro (estar junto, ter empatia, se colocar no lugar do outro).

Jesus fez isso quando atendia a quem quer que lhe chamasse, ao dar atenção aos necessitados de ajuda, ao instruir, ensinar, ao abrir mão do descanso para atender a uma multidão que era como ovelha sem pastor, ao levar a sério a dor humana, ao adverti-los a respeito do futuro do mundo e das tendências do coração dos homens, ao permitir que lhe perguntassem o que quisessem, ao oferecer bondade até mesmo para aquele que o trairia e o negaria.

Concluindo, amar o outro como a si mesmo é não colocar a si mesmo em estado de prioridade sempre, é se saber em comunidade, perceber com sensibilidade a situação dos que estão em volta, é ver para além do próprio umbigo e preferivelmente promover o outro, fazer às pessoas como quem faz ao próprio Deus. Sabe aquela força de vontade, aquela garra que você tem para buscar a própria segurança, o próprio prazer, a própria satisfação, o próprio conforto? Use isso na direção dos que estão ao seu redor, isso é amar o outro como a si mesmo!

Oração do dia: “Nos conduza, oh Deus, a uma vida que enxerga quem está perto de nós para lhes fazer o bem que tanto gostamos que façam a nós. Que nosso egoísmo seja superado pela capacidade de ficar na vanguarda, dando suporte ao crescimento e felicidade dos outros, e que encontremos sentido nessa vida que serve de cura, amadurecimento e serviço, na consciência de que na medida em que ‘tudo o que fazemos ao menor dos pequeninos, estamos fazendo a Ti’, em gratidão”. Seguindo o caminho de Jesus, amém.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

200x200
Anúncios

3 comentários em “EOP #1: Amar o outro como a si mesmo Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: