Como enxergar quando o interior está conturbado?

Como enxergar quando o interior está muito conturbado? Não espere que o trabalho melhore, que o relacionamento dê certo, que o caminho apareça se sua mente está produzindo apenas ruídos; se você não ouve nada além de seus barulhos, não enxerga nada além de seus medos. Vamos combinar uma coisa: primeiro, antes de qualquer coisa, aquiete-se.

Sim, não faça nada. Não corra, não se esforce, não se desgaste, não se atormente, isso não resolverá. Antes de tudo, se aquiete. Pare, ouça, veja, sinta. É fundamental que primeiramente aprenda a gostar de você, a conhecer-se e, para isso, é fundamental que fique em silêncio. Não importa qual seja a razão de seus desgastes, você nunca entenderá enquanto estiver assim, agonizante, amargurado, barulhento. Aquiete-se. Pare de ouvir sua mente, suas dúvidas, seus titubeios. Aquiete-se. Esse é o primeiro passo.

Quando se aquietar interiormente, quando parar de dar bola para as ameaças de sua mente, dizendo que é isso ou aquilo, usando o futuro como projeção ou o passado como condenação, tudo estará absolutamente mais claro. É você quem está produzindo toda essa confusão. O mundo lá fora está apenas reproduzindo o mundo de dentro. É sempre assim. Não adianta arrumar o lado de fora porque o de dentro continuará nessa confusão. É como passar perfume, trocar de roupa e continuar sujo, sem banho, suado.

De nada valerá optar por soluções mirabolantes, planejar caminhos, desgastar-se com aquilo que, com o tempo, como tudo, se moldará e corresponderá ao que você é por dentro e se modificará e deixará de fazer bem e produzirá mais angústia a não ser que você perceba agora e comece por onde tudo acontece, onde tudo é real: sua interioridade. Aquiete-se.

Procure alimentar sua mente com bons pensamentos. Pare de comer preocupações, ouça boas músicas, veja bons filmes, leia bons livros, saia de casa, vá até a natureza, se exponha ao sol, veja gente, sinta a vida. Cuide de si mesmo, é isso que você precisa fazer agora. Seu problema não é aquilo que o inquieta, mas é você mesmo. Pense nisso. Será o princípio do aquietamento, de uma revolução que explodirá de dentro para fora, mudando seu jeito de enxergar, alterando profundamente sua relação com a vida. Sim, é disso que você precisa. Vamos começar?

Flávio Siqueira
www.flaviosiqueira.com
www.radioinverso.com
Extraído do livro: Mensagens que Chegam pela Manhã
flavio-siqueira

3 comentários sobre “Como enxergar quando o interior está conturbado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *