Ir para conteúdo
Anúncios

Filme: Ponte dos Espiões

Um filme baseado em fatos reais, trata de um advogado americano que foi convocado, inicialmente, a defender um suposto espião Russo em meio à guerra fria. Durante o processo, quando estava prestes a perder a causa e na iminência de ver seu cliente ser condenado à morte, se tem a notícia que um espião norte americano está preso na Rússia, além de um jovem professor de Economia. Esse advogado, interpretado por Tom Hanks, é chamado a negociar a troca de um espião pelo outro.

Alguns insights desse filme:

  • A justiça americana não deu o amplo direito de defesa ao suposto espião russo. Fica claro o quanto a justiça é adulterada pela intenção de condenar arbitrariamente um individuo. É como quando cada um de nós racionaliza nossas decisões, tentando justificar o injustificável, utilizando de argumentações que não são frutos de um juízo imparcial e ilibado, pelo contrário, são construtos baseados numa decisão previamente tomada e que carece apenas de enfrentar a burocratização para ser implementada.
  • O muro de Berlim além de ser um divisor injusto, dentro da mesma nação, foi palco de assassinatos, e há no filme esse paralelo com a liberdade americana de ir e vir. Na maioria das vezes nós só damos valor aos direitos que possuímos, quando eles são colocados em risco por algum fator. A sabedoria está em enxergar e ser grato em tempos de “normalidade”, na estação da bonança.
  • A reputação desse advogado foi de “vilão” (quando pretendia fazer a justa defesa das acusações americanas) a herói, quando conseguiu enfim trazer o espião e o professor americano de volta ao país. Em geral, a opinião da massa é quase sempre pautada pelos sentimentos nacionalistas e irrefletidos, e não pelo senso crítico e baseado no empoderamento de valores éticos. Aquele que vive da reputação perante os demais, viverá enquadrado, enjaulado e a mercê de opiniões que variam a cada minuto de acordo com a conveniência popular. Daí a mensagem trazida aos expectadores: Não importa o que pensam de você, importa o que você sabe que fez!

 

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: