O ciclos da vida

A vida humana é cheia de ciclos, ou seja, fim e recomeço, morte e ressurreição. Do ponto de vista da individualidade todos os dias precisamos abraçar a mortificação e renascer. Há ideias que precisam morrer, hábitos que precisam ficar para trás, perspectivas a serem reelaboradas, somos seres em formação, em estado de desenvolvimento constante, somos caminhantes aprendizes.

Agora, falando da coletividade os ciclos também estão presentes. As ideologias possuem seu começo, amadurecimento, ápice, até que são superadas por outro pensamento que para a época, lhe é mais conveniente, aparenta ser mais lúcido, que por causa das experiências sociais se tornou, aos olhos das pessoas, mais coerente, mais relevante.

A impressão que tenho é que a vida é como um rio que flui, que está em constante movimento; os que tentam estagnar, estancá-la ficam frustrados por causa da força da correnteza, as águas passam por entre os dedos e seguem seu caminho inevitavelmente. Há aqueles que mergulham, dão braçadas se entregando ao fluxo das mudanças necessárias que ela lhe propõe, que aprendem com os erros, que tiram lições das experiências vividas, que conservam amizades que surgem, que deixam partir as amizades que escolhem ir embora, sem tentar controlá-las, sem se achar dono do destino do mundo.

As fases da vida certamente trazem, cada uma, o seu aprendizado. A infância, adolescência, juventude, a escolha da faculdade, da profissão, as relações de amizade, a decisão do casamento, de quantos filhos, da forma como educar os filhos, o aproveitamento das oportunidades de viagem, diversão, as ricas oportunidades de dinamizar a existência, a fase adulta até que chegamos à 3ª idade, onde colheremos dentro e fora de nós, aquilo que plantamos por toda a vida, vivendo o ápice da sabedoria que foi consequência dos aprendizados ao longo dos anos.

Em que fase dos ciclos da vida você se encontra hoje? Você é desses que tentam de toda forma conter os fluxos inevitáveis do rio da existência, ou tem procurado fazer suas sínteses, tirar suas conclusões, aprender com cada estágio de consciência, amadurecendo pouco a pouco e se tornando um ser humano melhor?

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

2 comentários sobre “O ciclos da vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *