10 Coisas que Aprendi sobre Ser Pai

1) A alegria e o entusiasmo singular que envolvem o nascimento do filho precisam de manutenção diária, principalmente no processo doloroso de educar, corrigir e apontar caminhos que em determinada fase da vida, o filho não está disposto a aprender.
2) É uma grande responsabilidade formar a próxima geração.
3) Você é porta-voz de um passado que seu filho desconhece e ao mesmo tempo, um aprendiz das mudanças que ocorreram com o passar do tempo, tentando fazer uma síntese e tirar lições pra ajudá-lo a significar o seu próprio mundo.
4) Amar não é dar tudo o que ele quer, tampouco negar tudo sob o discurso de que “ele precisa sofrer”, o amor busca o equilíbrio no dar e no deixar de dar.
5) O filho é uma espécie de espelho para o pai, por isso o filho também ensina o pai a ser um ser humano melhor.
6) A família é uma espécie de “treinamento intensivo pra vida”, ou seja, o filho prova dentro de casa de todas as alegrias e frustrações que ele há de enfrentar fora de casa, só que com amor e medida.
7) A família é um lugar onde a liberdade e os bons limites andam de mãos dadas, sempre com muito diálogo, atenção e compreensão acerca das fases da vida.
8) Os melhores brinquedos são aqueles que são construídos juntos, além também, daqueles que embora tenham sido oferecidos prontos, são manuseados pela família inteira interagindo entre si.
9) Ser pai é, ora carregar no colo pra subir a escadaria, ora pôr pra subir sozinho incentivando e aplaudindo mesmo diante dos tropeços da jornada.
10) Ser pai é, em sabendo tocar e cantar, ter no filho a melhor e suficiente platéia; fazê-lo dormir ao som de uns simples acordes é transcender o tempo e espaço, é namorar com a eternidade dessa nobre missão de ser.

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

2 comentários sobre “10 Coisas que Aprendi sobre Ser Pai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *