A comunidade dos meus sonhos

Estamos vivendo numa sociedade com inúmeras comunidades cristãs. Católicos, evangélicos, ortodoxos, liberais, neopentecostais, místicos, racionalistas, e tantos outros fazem parte de um movimento comunitário cuja confissão pública diz-se buscar seguir a Jesus. Eu não posso negar que de vez em quando, no meio dos milhares que se dizem cristãos, acabo encontrando um ou outro que leva sério o viver como Jesus. Não parecem ser muitos. Talvez sejam a minoria. Quantas pessoas que apenas se satisfazem com o título de cristãos? Quantos acreditam que o mero linguajar religioso já é suficiente para que de fato sejam reconhecidos nos céus como filhos de Deus? Ledo engano. Seguir de Jesus é viver como Jesus, andar nos passos de Jesus, e por mais radical que tal afirmação pareça, não vejo como escapar desse entendimento, ainda que façamos uma leitura rasa da proposta de Jesus descrita nos evangelhos.

Em meio a tantos tipos de comunidades, tantas diferenças no linguajar, nas ênfases, eu me permito sonhar! Pois bem, qual o meu sonho? Vamos lá:

Sonho em estar com pessoas cujo local de reunião é apenas um pretexto e uma circunstância! O que isso quer dizer? Gente que não está presa a reuniões no templo, mas que estejam dispostas a se reunir onde der, onde for mais útil, onde abençoar as pessoas, vivendo num espírito “tabernacular”, andante, de forma peregrina, como Jesus. Num velório (para consolar os enlutados), numa casa (para buscarmos a informalidade que as confissões necessitam), num galpão (que dê para abrigar mais pessoas), na praça (sentindo a brisa, o mato, contemplando as estrelas), explorar tantas possibilidades quantas forem convenientes, necessárias e que conduzam nossos corações a entendermos que somos peregrinos nessa terra e que não temos um centro espiritual oficial, muito menos um guru a ser idolatrado; nosso culto e nossa casa de oração é a vida, nossa adoração é no chão da existência.

Sonho que a reunião seja simples, leve e adaptável às necessidades das pessoas. Sim, falo contrariamente à uma liturgia engessada, imóvel e morta! Há momentos onde a oração é o bastante, em outros a mensagem é o bastante, às vezes escutar o outro é o bastante, sem falar das situações onde o estar juntos comendo e bebendo juntos é o suficiente! Pela sabedoria e sensibilidade é possível perceber como agir de forma a edificarmos uns aos outros.

Sonho que a simplicidade e o amor sejam os maiores elementos da comunidade. Sem vaidades, apetrechos, exigências, sem falsidade, gente vivendo em sinceridade e transparência, sem medo de serem julgadas já que se está num ambiente de amor, carinho, exortação, cuidados e perdão!

Sonho que seja uma comunidade onde a poesia, a boa música, a pintura, a dança e as boas coisas da cultura sejam parte integrante do ser comunidade, já que são a identidade e história de nosso povo!

Sonho com gente que descobriu que Cristo é o bastante, que não é preciso agregar outros valores já que estamos lidando com a “pérola de grande valor”. Sonho com uma comunidade cujas ofertas são oferecidas gratuitamente, sem barganhas a fazer, apenas para o bem de quem necessita! Sonho com uma comunidade de gente que quer viver o evangelho no chão da vida, nas práticas sociais, nas ações cotidianas, e não apenas receber dominicalmente mensagens para encher a cabeça com teorizações e conceituações.

Sim, eu me permito sonhar! Não passivamente, pelo contrário, sonho buscando viver isso, ser isso, andar de acordo com essa convicção, pois é exatamente isso que enxergo daquilo que recebemos do próprio Jesus! Lavar os pés uns dos outros, o maior seja servo de todos, amando inclusive os inimigos, perdoando, apoiando, corrigindo e sendo corrigidos. Uma comunidade de amigos e irmãos!

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

8 comentários sobre “A comunidade dos meus sonhos

  1. “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas, sonho que se sonha junto é realidade.” (Raul Seixas) 🙂

  2. Como é bom ler seus escritos, Rodrigo. Li este com uma esperança tremenda na alma. Também sonho com tudo isso que você descreveu e nos contou. Estamos no mesmo Espírito. Coisa boa de saber que existem pessoas do Evangelho Verdadeiro e Simples. É assim que penso, é assim que sonhamos. Quem dera que ou eu fosse daí, ou você daqui de Pernambuco. Mas ainda bem que a internet nos aproxima. Graças a Deus. Invista neste sonho daí, e vou investir nesse mesmo sonho daqui. E juntos, eu, você e tantos outros sonharemos e viveremos momentos felizes no Evangelho. Deus te abençoe, Rodrigo. Que texto bom e Verdadeiro. Não apenas porque concordo, mas é porque nele tem Evangelho.

    1. Essa mesma esperança me abraçou enquanto lia, irmão. Que esse sonho se realize, a começar em nós! Que coisa linda ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *