Em que ser melhor para o próximo ano?

Sempre que o final de ano se aproxima, inevitavelmente fazemos avaliações, tentamos entender o que aconteceu no ano, onde erramos, onde acertamos, o que faríamos igual, o que faríamos de diferente. Então resolvi pensar em três coisas que gostaria que melhorassem em mim para esse próximo ano, e caso isso aconteça já será uma grande evolução. Talvez isso seja útil pra você também:

1 – Modo de Pensar

Abra sua mente para novas perspectivas. A poesia, a profecia, a canção, a encenação, a pintura sempre nos chamam a transcender o que está posto, querem nos levar a novos estágios de compreensão e de percepção! Por sermos “turrões feito mula” acabamos estagnando e restringindo nosso mundo ao que nos foi dado pronto, e sem perceber vamos nos tornando reduzidos, “mediocrizados”, minimizados à zona de conforto que nos mata pouco a pouco como seres pensantes.

Que no próximo ano, não tenhamos medo de voar, pois foi pra liberdade que fomos postos num horizonte tão múltiplo de possibilidades!

2 – Redes Sociais

O Facebook de certa forma expressa o que há na essência dos seres humanos: uns mandam indiretas ao invés de sentar e conversar com a pessoa em atrito, outros tentam demonstrar uma felicidade irreal, uma riqueza inexistente, uma poesia que não saiu do seu coração, só fachada, só aparência. Há também aqueles que só falam coisas negativas, só criticam, nunca elogiam, nunca são agradáveis, nunca estão contentes. Outros, usam-no bem, buscam equilíbrio, sabem elogiar e criticar, tentam ser coerentes. Quase esqueci de citar aqueles que acreditam e compartilham tudo o que aparece na frente como se tudo fosse confiável, como se a falsa mídia não existisse. Facebook tornou mais público ainda quem somos ou quem queremos demonstrar ser e não somos.

Que no próximo ano, sejamos menos fanáticos, menos mentirosos, menos amargos, menos falsos, menos tapados, mais criteriosos, com mais bom senso!

3 – Estudos

Há um turbilhão de informações sendo jogadas em nossa cara todos os dias. Uns vendendo isso, outros anunciando aquilo, é novidade pra todo lado, e a grande maioria não nos interessa saber e nem é tão relevante pra nossa vida, em geral. A sabedoria está em filtrar o que vemos, investirmos tempo naquilo que de fato amamos aprender, que tenha a ver com a gente, que seja significativo saber, ou seja, ler mais sobre aquilo que queremos nos aperfeiçoar, nos tornarmos melhores. É uma falácia a ideia de que temos que saber tudo, de tudo, o tempo todo! Nosso cérebro dispensa informações que não usamos, por isso é importante manter o foco em informações que de fato queremos transformar em aprendizado e formação!

Que no próximo ano, aprendamos a descartar informações inúteis, desnecessárias e aprendamos a reter, memorizar, estudar significativamente aquilo que tem tudo a ver com o que queremos ser, com a nossa identidade e, sobretudo com a nossa vocação!

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz

200x200

 

 

5 comentários sobre “Em que ser melhor para o próximo ano?

  1. Muito bons os pontos… Modo de pensar, redes sociais e estudos… Pontos tão necessários para nosso vida individual e social. Parabéns por mais um texto esclarecedor e prático, Rodrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *