Entre a coroa e a vida

Acabo de assistir a primeira temporada da série “The Crown” (A coroa) disponível no Netflix. Ela se passa na Inglaterra de 1952, quando a rainha Elizabeth II ascende ao trono e precisa lidar com um antigo, mas atual dilema: servir à tradição ou agir por princípios que desmantelam o império britânico?

53160_w840h0_1479316353xuhkp4g

A tradição é a representação daquilo que se convencionou, da forma como as coisas funcionaram e que se pretende fazer manutenção, a tradição é fruto do processo histórico, é parte da cultura de um grupo, ela seleciona valores que defende serem prioritários a despeito de certos comportamentos, decisões e valores que avalia como sendo descartáveis, substituíveis, de menor importância.

Veja como a questão levantada pela série é mais atual do que nunca. Vivemos num mundo onde há um conflito claro a ser enfrentado: o tradicional jeito de ser igreja ou a renovação no modo como nos organizamos em torno da fé; o tradicional jeito de organizarmos as empresas ou a democratização e relativização do poder do proprietário sobre o funcionário; o tradicional vínculo familiar ou a abertura para as novas configurações e potenciais da família; o velho jeito de ensinar ou o estabelecimento de novos paradigmas?

A sociedade está em transformação constante, há mudanças que são pra melhor e outras pra pior, às vezes a cultura e a tradição devem ser mantidas para saúde e bom direcionamento das pessoas, já em outros casos elas produzem pessoas doentes, limitadas e desatualizadas em relação às novidades da vida; como avaliar e entender qual o melhor caminho? Estamos entre a coroa e a vida, a estabilidade da tradição ou a desconfortável ideia de nos reinventarmos sob novas bases; como saber, como decidir? Porque somos ora tão presos ao que está estabelecido, e ora tão insubmissos à necessidade de nos mantermos leais aos avanços que já conquistamos?

Nossa tendência são os extremos: ou queremos manter tudo exatamente como está, ou queremos ignorar totalmente o que já aprendemos com a história e mudar absolutamente tudo!

Rodrigo Campos
Um Caminhante Aprendiz
200x200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *